Você verifica o celular a todo momento? Isso pode ser sinal de depressão

Estima-se que um usuário de telefone móvel verifica o dispositivo em uma média de 150 vezes por dia, e que quase um terço dos usuários de smartphones admitem que são viciados em seus aparelhos. Todo mundo sabe que ficar grudado no celular não é um hábito muito saudável, mas uma nova pesquisa sugere que isso pode até mesmo ser um sinal de depressão.

De acordo com um estudo da Baylor University, nos EUA, pessoas que verificam seus telefones móveis constantemente podem estar tentando melhorar um humor negativo.

Os pesquisadores pediram a 346 estudantes universitários para completarem uma pesquisa online que media o uso de smartphones, cinco grandes traços de personalidade (conscienciosidade, neuroticismo, abertura, afabilidade e extroversão), o materialismo e a necessidade de excitação.

Os dados revelaram que aqueles que usam seus smartphones com mais frequência são mais propensos ao mau humor, ao materialismo e ao comportamento temperamental. Além disso, são menos capazes de se concentrarem em tarefas.

Pessoas que largam seus smartphones por nada são mais propensas ao mau humor e ao comportamento temperamental, de acordo com um novo estudo
Pessoas que não largam seus smartphones por nada são mais propensas ao mau humor e ao comportamento temperamental, de acordo com novo estudo

As pessoas com personalidades impulsivas também foram mais propensas ao uso de smartphones. E, apesar do estereótipo dos introvertidos como sendo aqueles que ficam no canto brincando com seus aparelhos, a introversão é uma qualidade que os pesquisadores descobriram não estar associada com o vício por smartphone.

“Assim como uma variedade de vícios em substâncias químicas, vício em telefone celular pode ser uma tentativa de reparação do humor”, escreveram os autores do estudo. “A verificação incessante de e-mails, envio de textos, twittar e navegar na web podem atuar como pacificadores para o indivíduo instável, distraindo ele ou ela, ainda que temporariamente, das preocupações do dia e proporcionando alívio. ”

Outras pesquisas também já relacionaram o comportamento do vício em smartphone com a solidão, timidez, falta de sono e menos envolvimento no trabalho.

Via: Daily Mail

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.