Você se recorda das clássicas frases de filmes de ação?

Quem nunca brincou com a frase “hasta la vista baby”? Mais do que ver um filme e gostar, é se identificar com alguma fala, alguma frase de efeito. Não dá para negar que a fala de Schwarzenegger, em “O Exterminador do Futuro”, é um clássico. Outras citações de filmes do gênero, talvez menos marcantes que a do austro-americano, provam que o cinema de ação não vive apenas de tiros, pancadarias e explosões.

Riggs, de “Maquina Mortífera”, por exemplo, esbanja noção de lógica para explicar sobre as pessoas que já matou:

Murtaugh:”Você já conheceu alguém que você não matou depois?”
Riggs: “Bom, eu ainda não te matei”.

(Máquina Mortífera, 1987)

E como não se admirar com a prova de lealdade de Tony Montana, em “Scarface”?

Tony Montana: “Tudo o que eu tenho neste mundo são minhas bolas e minhas palavras e eu não as quebro por ninguém”.

(Scarface, 1983)

Mas o que dizer da sutileza de Mickey, em “Rocky, Um Lutador”, ao explicar a seu oponente o que aconteceria com ele depois da luta?

Mickey: “Quando eu terminar você vai comer raios e cagar trovões”.

(Rocky, Um Lutador, 1976)

É instigante a noção de física de Chong Li, em “O Grande Dragão Branco”, ao ver o protagonista, interpretado por Van Damme, quebrar um tijolo com um único golpe:

Chong Li: “Muito bom. Mas Tijolo não bate de volta”.

(O Grande Dragão Branco, 1988)

Das telinhas para o papel

Todas essas frases, e muitas outras, estão presentes no livro As Crônicas do Cascavel, do jornalista Guilherme Solari. A obra conta a história de Valter, um pacato dono de locadora apaixonado por filmes de ação dos anos 80, sedentário e mimado pela mãe. Mas depois de sofrer inúmeros assaltos – com o último, inclusive, culminando na morte da tartaruga de estimação, Charles Bronson, – o paulistano resolve usar tudo o que aprendeu nos filmes com Van Damme, Stallone, Bruce Willis, Chuck Norris, entre outros, para defender sua cidade de todos os tipos de bandidos.

Trailer

E no que será que a morte da tartaruguinha vai culminar? (top secret)

E para falar de ficção e relembrar frases de efeitos dos filmes de ação, a obra As Crônicas do Cascavel ganhou um trailer, confira:

 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.