Uso moderado de testosterona pode trazer benefícios para mulheres

Tudo em excesso pode fazer mal à saúde. O velho ditado se aplica ainda melhor quando o assunto é testosterona, o principal hormônio sexual masculino.  Nos homens ele é responsável pelas funções de reprodução, além de proporcionar o bem-estar físico e mental. Por outro lado, sua ausência provoca a redução do desejo sexual (libido), diminuição da massa muscular e o crescimento de gordura na região abdominal. Ao mesmo tempo, o hormônio também pode ser útil para as mulheres.

No caso do uso de testosterona nas mulheres, estudos apontam efeitos positivos nos ossos, músculos, função cognitiva e sistema cardiovascular. “Tanto em mulheres mais jovens quando na menopausa os efeitos são benéficos como: melhora da libido, energia, autoestima, humor e definição corporal com melhora da musculatura, principalmente se aliada à prática de atividade física regular e uma boa alimentação. Para as mulheres na menopausa ainda temos o benefício da melhora da massa óssea, evitando ou até tratando a osteoporose”, afirma Melissa Antoun, nutróloga, ginecologista, especialista em modulação, reposição hormonal e estética.

Tanto em homens quanto em mulheres, o equilíbrio é fundamental para que os efeitos colaterais não atrapalhem os objetivos de quem quer usufruir dos benefícios do hormônio. “A reposição de testosterona deve sempre ser acompanhada por um especialista. É ele que irá calcular qual a real necessidade do organismo e a melhor forma de utilizar o hormônio”, explica Melissa.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.