Última semana do Comida di Buteco pela busca do melhor petisco da cidade

O Comida di Buteco, maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, que traz como mote em sua campanha “Não importa o tamanho do boteco. Importa o sucesso da receita”, está na reta final. O objetivo é valorizar a cultura da comida de boteco na gastronomia brasileira. Em Uberlândia são 14 bares participantes, mas esse número chega a 500 botecos em todo o Brasil, tamanha representatividade que o concurso tomou durante 16 anos de ‘estrada’.

A proposta do evento é eleger o melhor boteco, tendo o seu tira-gosto com 70% do peso dos votos, os outros três quesitos: higiene do local, temperatura da bebida e atendimento têm 10% do peso, cada. Uma das regras é que o petisco fique durante o mês do concurso no cardápio, com o toque especial da fruta.

Até domingo, dia 3 de abril, o público vai avaliar com notas de 1 a 10 a higiene, atendimento, a temperatura da bebida e o tira-gosto feito para o evento. Para os apreciadores haverá uma cédula de votação, onde o cliente deposita na urna dentro dos estabelecimentos.

Em Uberlândia o Comida di Buteco chega à oitava edição, com cinco novos botecos participantes: Seis e Meia, Bar da Antônia, Bar do Dudu, Bar do Rubinho e Dom Barreto.

São botecos com estruturas modernas, outros mais rústicos, em bairros centrais ou de bairros, mas todos com uma característica em comum: escolhidos a dedo pela organização do concurso. São verdadeiros botecos, com o dono à frente, cuidando para que a bebida esteja sempre gelada, o petisco com a qualidade e com o melhor sabor possível.

Cédulas de votação
As cédulas estão sendo recolhidas semanalmente pela Vox Populi, que já está apurando até o momento. A última remessa será coletada no dia 4 de maio, um dia depois do encerramento em Uberlândia.

“Ainda não foi possível fazer a projeção do número de boêmios que aproveitaram o passeio para experimentar os pratos concorrentes, mas a estimativa é a das melhores. Os botequeiros estão bem otimistas e muito felizes com o aumento das vendas e do público. Alguns disseram que esse ano está sendo o melhor de todos”, ressaltou o coordenador regional do Comida di Buteco, Gustavo Coutinho.

Ednelson de Sá Ferreira em seus três anos de mercado participa pela primeira vez do Comida di Buteco disse que as vendas têm sido expressivas. “Estou muito satisfeito com o resultado. Aos fins de semana o movimento é maior. Quando o cliente chega explico sobre o concurso e falo que temos um prato especialmente para concorrer. Isso instiga o botequeiro a experimentar. Só desse prato já foram vendidos mais de 130”.

O resultado do Comida di Buteco será divulgado numa festa que reunirá todos os botequeiros e parceiros, no dia 18 de maio.

“Neste dia, o Comida di Buteco premiará o campeão com troféu em formato de prato e o mais importante, o reconhecimento. Alguns dos nossos parceiros premiam em dinheiro, como o Doritos, o boteco que participar do desafio Doritos e for o campeão, recebe um prêmio no valor de R$1.500,00. Apenas os jurados votam nesse desafio”, esclareceu Gustavo Coutinho.

Além de Uberlândia, participam do concurso, pioneiro nesse segmento, outras 19 cidades: Belém/PA; Manaus/AM; São Paulo/SP; Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG, Montes Claros/MG, Juiz de Fora/MG, Poços de Caldas/MG, Vale do Aço (Timóteo/MG, Coronel Fabriciano/MG, Ipatinga/MG); Goiânia/GO; Brasília/DF; Curitiba/PR; Porto Alegres/RS; Fortaleza/CE; Salvador/BA e Recife/PE.

O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração em todas as cidades.

 

Serifa Comunicação

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.