Uberlândia Shopping tem economia de mais de R$ 95 mil com captação de água pluvial

As águas de março chegaram, mas não serão suficientes para encherem os reservatórios na região Sudeste. Pelo menos, foi o que os diagnósticos preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicaram para o mês de março. Com a previsão de chuva com volumes abaixo da média, a economia ainda é necessária.

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março é uma boa data para mostrar bons exemplos nesse sentido. O processo inteligente de catação de água pluvial que vem de encontro da política ambiental do Uberlândia Shopping trazem resultados aparentes. Só em 2014, por exemplo, o volume total de reuso da água no Uberlândia Shopping chegou a 93.134.000 de litros, o que gerou ao shopping uma economia de R$ 95.250,00 mil reais no ano.

Desde a concepção do projeto do empreendimento, o Uberlândia Shopping demonstra consciência ambiental. As torneiras têm sensores, e as descargas são econômicas, com controle do volume de água. Além disso, o empreendimento conta com um sistema de captação de água pluvial, que funciona por meio de um reservatório com duto específico. A chuva cai, passa por um filtro que retira qualquer sujeira sólida que vem das telhas, e depois cai num reservatório instalado nas áreas técnicas. Ali ficam reservados milhares de litros de água não potável, mas tratada por uma bomba dosadora de cloro. Esta água é bombeada até um reservatório que conectado a tubulações abastecem a descarga do vaso sanitário e irrigam todas as plantas que compõem o paisagismo no local.

“Também trabalhamos com projetos de conscientização quanto à economia de água e energia, para nossos lojistas e clientes. Recentemente, lançamos uma campanha para que os clientes possam compartilhar boas ideias e práticas que podem ser realizadas em casa ou no trabalho. A campanha “Economize com a Gente” traz ações que o empreendimento desenvolve durante todo o ano para economia desses recursos naturais e dá dicas aos clientes de como ajudar o meio ambiente. Essas boas práticas podem ser compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #motivospraeconomizar”, conclui Antonio Eloy, gerente de marketing do shopping.

Serifa Comunicação

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.