Temporada de Teatro Trupe de Truões começa dia 7 de Outubro em Uberlândia

Uberlândia vai receber em Outubro mais uma iniciativa da Trupe de Truões que está completando 15 anos de trabalho dedicado não somente à pesquisa e criação teatral, mas especialmente à formação de público na cidade.

É a Temporada de Teatro Trupe de Truões que vai acontecer de 07 a 22 de Outubro no Ponto dos Truões com apresentação de espetáculos a preço popular. “A Temporada faz parte do projeto ‘Programa Casa Aberta: 15 anos de Trupe de Truões’ que está sendo viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com patrocínio do Instituto Algar, e tem como objetivo dar continuidade às nossas atividades de formação de público. Vem como uma forma de manter em repertório trabalhos do grupo, além de proporcionar a Uberlândia uma programação contínua de teatro”, diz Amanda Barbosa, integrante da Trupe de Truões.

Durante a Temporada, serão apresentados dois espetáculos. Um deles – Zapato busca Sapato – é o mais recente e fruto de uma parceria internacional. Já o outro – Ali Babá e os 40 Ladrões – é uma das primeiras concepções do grupo que ganhou nova montagem em 2014 e com a qual a Trupe viajará em seguida para apresentação internacional. “A escolha dos dois espetáculos para a Temporada em Uberlândia tem a ver com o momento atual em que estamos conseguindo romper fronteiras internacionais. Zapato busca Sapato é dirigido por Clarissa Malheiros – que apesar de ser brasileira vive há 35 anos fora do País, tem co-produção da cia La Máquina de Teatro do México, por onde o espetáculo está circulando com outro elenco, e ainda dramaturgia do moçambiquenho, Rogério Manjate, unindo desse modo três países de três diferentes continentes. Já o espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões é o primeiro com o qual conseguiremos levar a Trupe de Truões toda para fora do País. Logo após a Temporada em Uberlândia, partiremos para o Chile. Fomos selecionados para apresentá-lo na feira internacional, FITA Chile, para curadores de vários festivais mundiais”, comemora Amanda.

Serviço:

Temporada de Teatro Trupe de Truões

Período: 07 a 22 de Outubro, sempre às 18h

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica – Uberlândia (MG)

Programação:

Espetáculo Zapato busca Sapato – Dias 07 e 08/10 às 18h – Classificação Livre

Espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões – Dias 14, 15, 21 e 22/10 às 18h – Classificação Livre

 

Mais sobre os espetáculos

***Espetáculo Zapato busca Sapato

Sinopse:

Nossa história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa. Zapato busca Sapato narra as aventuras deste sapatinho a procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho que começa no México, passa pelo Brasil, até chegar em Moçambique.  É uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a  si  mesmo.

A montagem

Zapato busca Sapato é o encontro de dois grupos dedicados ao teatro para crianças e jovens nas Américas: La Máquina de Teatro no México e Trupe de Truões no Brasil, adicionado a colaboração dramatúrgica de Rogério Manjate, poeta, escritor e ator de Moçambique. Juntos os dois grupos fizeram temporadas no Brasil e no México, e participaram do 19º Congresso Mundial da ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude), realizando 4 sessões do espetáculo em maio de 2017, em Cape Town, na África do Sul. Os dois grupos seguem com suas montagens, uma brasileira e outra mexicana. E se encontrarão em eventos internacionais para realizarem juntas as apresentações teatrais.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.