Temas tabus no Teatro Infantojuvenil é foco de seminário em Uberlândia

Mais uma etapa do projeto “Trupe de Truões: uma metodologia de intercâmbio com Casa Aberta” será realizada em Uberlândia de 06 a 10 de Março.

Desta vez, temas tabus no teatro para infância e juventude estão no foco da programação que, além de contemplar apresentação de espetáculo a preço popular, irá promover oficina para convidados e mesa-redonda aberta ao público com o dramaturgo e diretor uruguaio, Gabriel Pastorini, pesquisador do assunto em nível internacional.

“Estamos em contato com Pastorini há pelo menos cinco anos através de eventos da ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude). Tentamos trazê-lo para Uberlândia em outros momentos e agora conseguimos efetivar essa proposta”, comemora Ricardo Augusto, gestor do grupo de teatro uberlandense, Trupe de Truões.

Além de ser ativista e educador no teatro para crianças e jovens no Uruguai, e possuir larga experiência em projetos de formação, Gabriel Pastorini é idealizador da Revista EntrePatas de alcance internacional, e está ainda a frente do CUTDIJ (Centro Uruguaio de Teatro e Dança para Infância e Juventude). Em Uberlândia, ele irá ministrar uma oficina para convidados, cujo resultado será apresentado ao público, e irá também participar de mesa-redonda com entrada franca.

Pastorini, acompanhado por Paulo Merisio (diretor da Trupe de Truões e membro da Diretoria Executiva do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), ainda terá um encontro com alunos adolescentes da Trupe de Truões, que investigam temas difíceis no teatro para jovens.

“Para nós, é uma oportunidade de mostrar o trabalho que Uberlândia tem empreendido no teatro para crianças e jovens para um pesquisador comprometido com essa linguagem específica. Além de propocionar a formação de artistas, pesquisadores e adolescentes de nossa cidade. Esperamos que outros projetos possam ser alinhados nesse período, além dos que já temos elaborados para este ano, alguns em nível internacional que em breve socializaremos com o público”, adianta Ricardo Augusto.

Mais sobre Trupe de Truões e Programa Casa Aberta

Com diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais, a Trupe de Truões desenvolve há 13 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais. Com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, vem desde 2013 expandindo sua atuação por meio do Programa Casa Aberta, calcado na perspectiva de uma tecnologia social, e estruturado a partir de diversos produtos e projetos que fortificam as raízes do fazer teatral em grupo, desde encontros de gestão, ocupação e compartilhamento de espaço físico, circuitos de intercâmbio à execução de mostras com artistas de Uberlândia e outras cidades e estados.

Confira a programação do 4º Seminário de Teatro Infantojuvenil da Trupe de Truões:

Onde: Ponto dos Truões – A. Ana Godoy de Souza, 381, Santa Mônica, Uberlândia (MG)

Quando O quê Entrada
06/03 – 19h Espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
07/03 a 10/03 – 13h às 18h Oficina ‘Perspectivas  – Sobre temas tabus: temas difíciles em el teatro para jóvenes audiências’

 

Para convidados
10/03 – 17h Resultado Oficina ‘Perspectivas  – Sobre temas tabus: temas difíciles em el teatro para jóvenes audiências’

 

Aberto ao público – entrada franca
10/03 – 19h Mesa redonda – Temas Tabus na dramaturgia do teatro infantojuvenil

 

Aberto ao público – entrada franca

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.