SIMPLESMENTE MINAS ABORDA A TRADIÇÃO DA CATIRA

Histórias, tradições e crendices são passadas e cultivadas de geração em geração, no Estado de Minas Gerais. É essa riqueza cultural que o programa Simplesmente Minas, veiculado pela TV Paranaíba, busca retratar em seus episódios. Na edição deste sábado, 14 de novembro, a Catira, uma dança folclórica com mais de 450 anos, é o tema principal.

O sétimo episódio trará um bate-papo com o Grupo de Catira Raízes do Sertão. Criado em 2012, na cidade de Uberlândia, o grupo foi uma iniciativa do produtor cultural, cantor e violeiro Tarcísio Manuvéi, com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia.

O principal objetivo do artista é difundir a catira e demonstrar que a dança independe de sexo e idade. O Catira Raízes do Sertão, por exemplo, é formado predominantemente por mulheres.

O Simplesmente Minas traz também uma matéria sobre o Catira dos Borges. Um de seus integrantes, o catireiro Romeu Borges, que já dividiu o palco com Ana Botafogo, compartilha histórias e conta sobre a tradição da catira.

 

Sobre o Simplesmente Minas

O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert. É veiculado pela TV Paranaíba aos sábados, 13h30. Os episódios anteriores podem ser conferidos pelo site www.simplesmenteminas.com.br.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.