Sem foco? Saiba algumas dicas fáceis para se concentrar melhor

No dia a dia, aquela correria. Muitas tarefas, prazos, metas e excesso de informação. Em casa, só dispersão. TV, dispositivos eletrônicos, deveres domésticos e às vezes até os filhos, animais de estimação ou aquele som do vizinho podem influenciar. E como conseguir se concentrar em momentos específicos? A má notícia é que não existe uma fórmula. Mas existem técnicas que você pode usar e aplicar em ações de sua rotina. que contribuem consideravelmente para que você seja uma pessoa mais focada.

Seja para o trabalho ou estudo, a concentração é um exercício constante e repleto de variáveis. Uma pessoa concentrada consegue alcançar seus objetivos de forma expressiva. Prepare-se para se destacar e atente-se às dicas a seguir:

ALIMENTE-SE

A teoria da sua avó que “saco vazio não para em pé” faz todo sentido quando o assunto é concentração. Respeite os horários e crie o hábito de se alimentar nas horas corretas. Não pode sair, aconteceu algum imprevisto? Tenha um lanche por perto. Detalhes: alimentação em excesso poderá deixar você com sonolência; e a ingestão constante de bebidas energéticas, como refrigerantes, cafés ou chá preto podem deixá-lo nervoso e disperso. Barras de chocolate (pequenas), castanhas e frutas são alternativas para não deixar o estômago vazio.

DURMA BEM

Uma pessoa descansada consegue focar melhor em qualquer tarefa que desempenhe. A concentração requer que sua mente esteja calma. Dormir demais também não é ideal. O excesso de sono lhe retira de seu ritmo natural.

Concentração - Nada de bagunça - Foto DivulgaçãoNADA DE BAGUNÇA

Manter o local de estudo ou trabalho organizados amenizam os momentos de dispersão. Faça uma lista de itens que sejam essenciais para desempenhar suas tarefas. Sem a sensação de que está se esquecendo de alguma coisa também auxilia na concentração. Procure estar em locais que se identifique e sinta-se confortável.

SEU AMBIENTE

Nada de executar tarefas com o corpo jogado, numa cama ou sofá. Prefira ficar em ambiente que propicie a execução de sua tarefa. Locais limpos, bem iluminados e com a temperatura que lhe agrade. Tente criar um lugar favorável ao seu corpo para sua mente assimilar as informações necessárias.

Concentração - Ambente Favorável - Foto Divulgação

RESPIRE FUNDO

Se o momento de mais concentração você não puder ficar parado ou pensar única e somente no que precisa ser feito, dê uma pausa. Pare e respire. Respirar fundo aumenta a oxigenação dos seus neurônios, você pensará com mais coerência e poderá focar em suas tarefas. Excelente exercício para aprimorar suas habilidades de pensamento.

OLHE PARA CIMA

Olhar para cima é uma técnica de relaxamento e pode ser usada como ferramenta para desencadear sua concentração. Diminui a ansiedade, estimula o sistema nervoso e até a pressão arterial pode ser influenciada de forma benéfica. Especialistas afirmam que a contagem regressiva, a partir de 60, é ideal para o processo de relaxamento e, em seguida, o de concentração.

Concentração - Olhar para cima Técnica - Foto Divulgação

OUÇA MÚSICA

Outros, no entanto, já preferem manter o ritmo acelerado que têm por natureza. Monte uma playlist de músicas que lhe agradam, de qualquer ritmo. O ideal é que sejam músicas já conhecidas e que você possa executar a tarefa sem se dispersar.

Concentração - Ouvir Música Foto DivulgaçãoJOGO RÁPIDO

– Organize-se;

– Respeite horários;

– Priorize as tarefas mais importantes;

– Tente evitar a pressa;

– Quebre a rotina de vez em quando, mas mantenha disciplina;

– Faça uma lista de metas alcançáveis de curto a médio prazo.

REFLITA

Você tende a manter o foco quando respeita seus limites e pode oferecer o seu melhor desempenho sem comprometer outros fatores. Esta é uma tarefa que você só executará sozinho e conhecendo a si mesmo. Entenda que as pessoas têm perfis diferentes e o que seu colega de trabalho ou estudo fazem nem sempre se aplica com a mesma eficácia em você.

LEIA TAMBÉM

Dicas da neurociência para melhorar sua concentração

15 ferramentas essenciais para ser mais produtivo

Como melhorar sua concentração? 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.