Para decoração: papéis de parede e adesivos

Com a chegada de inúmeras variedades de papel de parede no mercado nacional é impossível não cair na tentação de querer redecorar pelo menos um cantinho da casa usando esse recurso. Uma forte tendência da decoração de ambientes é a volta do papel de parede que proporciona muito charme e vai muito além do que pode ser feito com tinta. O custo e beneficio compensam por que o resultado da aplicação fica ótimo.

Saulo Andrade é empresário no segmento de decoração e tem injetado em seu negócio o serviço de venda e aplicação de papéis de parede. Ele defende que os “acabamentos com pintura são excelentes, mas não se equivalem ao luxo e requinte que o papel de parede oferece”,

A versatilidade também é uma vantagem da utilização de papéis de parede; pode-se compor um ambiente clássico e extremamente luxuoso, ao mesmo tempo em que uma produção moderna é bastante valorizada se você acertar no padrão gráfico e nas cores.

Por se tratar de uma camada por cima da parede, o papel de parede pode ocultar imperfeições da pintura ou do acabamento, por exemplo, de forma efetiva e duradoura. “É claro que não se deve ignorar uma manutenção estrutural em casos mais graves como infiltrações ou trincas que indiquem abalo na estrutura”, explica Saulo.

Desenhos geométricos e cores fortes são mais que permitidos. Estes são basicamente o diferencial do uso do papel de parede em projetos de decoração contemporâneos, “também são utilizados recursos como divisão da parede com molduras e combinação com áreas de acabamento em tinta”, acrescenta o especialista.

O papel de parede também é tendência para cômodos que usualmente coloca-se azulejos. Alguns imóveis (mais novos) dão a opção de colocar ou não azulejos em cozinhas e banheiros aos próprios compradores. E há quem prefira manter as paredes em alvenaria e usá-las como pano de fundo para estender a decoração dos ambientes. Veja:

Papel na cozinha

Papel de parede aplicado na cozinha

Papel Banheiro

Papel de parede para compor a decoração de um lavabo

A manutenção preventiva consiste basicamente na limpeza e reparo de pequenas áreas defeituosas ou descolamento em algumas regiões, mas há em alguns hotéis, por exemplo, papéis de parede com dezenas e até centenas de anos.

ADESIVOS

Os adesivos podem dar um charme a mais aos ambientes da casa. O seu uso não se restringe às paredes: os adesivos podem ser aplicados em mobílias e eletroeletrônicos, como a geladeira.  A praticidade de aplicação e um custo menor para aquisição fazem dos adesivos uma opção para decorar ambientes em que os papeis de parede não chegam – como em banheiros de uso diário e a cozinha. E o melhor: enjoou, pode trocar ou retirar a aplicação – sem reformas, barulho e sujeira.

Adesivos sobre os azulejos:

Adesivo Azulejo

Adesivo em único elemento:

Adesivo Elemento

Mude sua geladeira:

Adesivo Geladeira

Dê cara nova à mobília:

Adesivo Móvel

A fim de mudar o ambiente? Repense no ambiente, nas cores que mais gosta e nas propostas de estampas e elementos que podem compor os ambientes. Veja só o vídeo abaixo, que ensina como aplicar e outras dicas para o dia “D” da aplicação em cozinhas:

Com informações da Kompleta Comunicação

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.