OPORTUNIDADE: Marketing Político

Cerca de cinco mil pessoas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Pará e do Distrito Federal já passaram pelo Congresso de Marketing Político e Estratégias Eleitorais que agora realiza sua 1ª edição em Minas Gerais. Promovido pelo Instituto EPP Pesquisa e Consultoria, o evento será realizado no próximo dia 24, a partir das 8h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Uberlândia (MG). O valor do investimento é de R$ 200. Na oportunidade, além de temas tradicionais como pesquisas eleitorais, legislação, prestação de contas e comunicação, a organização inova e traz também palestras sobre o uso das redes sociais, importância do coaching na campanha e como falar em público.

 

De acordo com o presidente da EPP Pesquisa, consultor político Paulo Rodrigues, o objetivo do Congresso é informar candidatos a cargos eletivos e seus respectivos assessores sobre como desenvolver uma campanha eleitoral moderna, barata e correta. “Participo de reuniões em municípios de diversos estados, e percebo que a maioria dos candidatos a prefeito, vereador e assessores não aperfeiçoou suas técnicas de campanha política. Ainda há quem utilize ‘métodos arcaicos’, que já não são mais aceitos pela população”, pondera.

 

Para o consultor, neste momento em que a política nacional tem sua credibilidade abalada por escândalos de corrupção, cresce a insatisfação dos eleitores quanto aos seus representantes e, ao mesmo tempo, aumenta também a exigência para a escolha dos novos eleitos. “Quem quer ingressar e ou permanecer na vida pública tem que demonstrar cada vez mais responsabilidade e comprometimento com o projeto político. Para isso, é fundamental receber capacitação, de forma a se atualizar sobre a legislação e novas ferramentas que o levarão não só a uma campanha vitoriosa, mas a um mandato vitorioso”, enfatiza Paulo Rodrigues.

 

A inscrições estão sendo feitas no site da EPP Pesquisa: epppesquisa.com

CONHEÇA OS PALESTRANTES

 

  • Carlos Manhanelli –  Palestra: Como montar uma campanha

 

É fundador e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), milita na área de consultoria em Comunicação Política e Marketing Eleitoral desde 1974 e coordenou várias campanhas no Brasil, na América Latina e África (262 Job’s Políticos). É presidente da empresa Manhanelli & Associados, fundada em 1978; membro do Centro Interamericano de Gerencia Política (EUA), e professor na Universidade Pontifícia de Salamanca, Universidade Camilo José Cela e Instituto Ortega e Gasset, na Espanha.

 

Também professor convidado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ e SP), Universidade Anhembi Morumbi (SP), Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Universidade Ibero Americana (México), Universidade de Miami (EUA), Centro de Formação de Jornalistas (Angola/ África), Universidade Católica da Colômbia; Universidade Católica da Argentina, Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e no Centro de Estudos Políticos (Guatemala).

 

Manhanelli ainda é autor de 17 livros, incluindo ‘Estratégias Eleitorais e Marketing Político’, ‘Eleição é Guerra’, ‘Marketing Pós Eleitoral – as técnicas de marketing político para um mandato de sucesso’, ‘Marketing Eleitoral – O passo a passo do nascimento de um candidato’, ‘Internet e eleições – Bicho de sete cabeças?’ e ‘Como Ganhar Sua eleição Para Deputado’.

 

Em 2012, foi votado pelos leitores da revista americana ‘Campaigns & Elections’, como um dos cinco melhores consultores políticos Iberos Americanos, fazendo parte do “Hall of Fame”. Premiado com o ‘Gigante da América Latina do Marketing Político’, no México; e na ‘8 ª Cumbre da América Latina de Marketing Político’, na Colômbia.

 

  • Laudo Natel – Palestra: Legislação eleitoral

                     

Advogado militante em direito público e eleitoral, especialista em direito público;
Ex-presidente da OAB Subseção de Caldas Novas-GO e membro da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional de Goiás;
É também membro do Instituto da Advocacia Goiana (IAG) e professor universitário das disciplinas de direito eleitoral e processo civil na Universidade de Caldas Novas-GO e ministra curso de Pós-Graduação de direito eleitoral da Rede Juris.

  • Juliana Rassi – Palestra: A importância do coaching na campanha

Coach, certificada pelo International Coaching Institute (ICI) e membro da International Coaching Federation (ICF). Trabalha com empresários, executivos, profissionais liberais e times que buscam alcançar objetivos específicos pessoais e profissionais e alavancar seus resultados. Graduada em Administração de Empresas, atua há mais de 15 anos com treinamentos e gestão de pessoas, tornando-se especialista em Educação Corporativa e Consultoria. É também especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui formação em Eneagrama e Grafologia (métodos de estudo de personalidade).

Desenvolveu sua carreira corporativa em empresas nacionais e multinacionais como Vivo, O Boticário, Samsung, PC Sistemas e outras, onde adquiriu experiência prática e teórica sobre treinamento e desenvolvimento, condução de negociações, comunicação, liderança e relacionamento no ambiente corporativo, atuando com treinamentos comportamentais e na liderança de equipes. Atualmente, Juliana Rassi se dedica ao trabalho de Coaching Organizacional (Carreira e Executive Coaching) e Life Coaching com o foco principal não só no desenvolvimento, mas, principalmente, na transformação humana.

  • Luís César de Castro Martins – Palestra: Prestação de contas

Bacharel em Ciências Contábeis pela então Universidade Católica de Goiás (UCG), é advogado formado pela Universidade Paulista (Unip) e pós-graduado pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. Tem especialização em Direito Administrativo e Administração Pública; é membro efetivo da Comissão de Advogados Publicitas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO); assessor, consultor jurídico e contador de diversos municípios goianos; bem como palestrante e conferencista.

 

  • Maria Eneide Diniz – Palestra: Como falar em público

 

Coach, Consultora e instrutora organizacional, formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, pós-graduada em Qualidade e Estratégia com aperfeiçoamento nas áreas de Recursos Humanos, Administração de Serviços, Coordenação de Grupos pela Sociedade Brasileira de Psicologia, professora universitária nas áreas de: Administração, Qualidade, Recursos Humanos e Marketing. Instrutora credenciada pelo Sistema S – SENAI; SESCOOP/GO, SEBRAE/GO, ESCOLA DE VAREJO, CDL, em Goiás, tendo desenvolvido inúmeras atividades nos últimos 16 anos, nas áreas técnicas e comportamentais, nos seguintes temas: A Arte de Falar em Público, Atendimento ao Cliente, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Inteligência Emocional.

 

  • Mariza Sabino – Palestra: O uso das redes sociais

Jornalista formada pela Universidade Federal de Tocantins (UFT) e pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio de Sá, em Goiânia (GO). Atuou em campanhas eleitorais como redatora e social media das redes sociais do governador eleito do Tocantins, Marcelo Miranda, e na campanha de 2º Turno do então candidato a governador de Goiás, Iris Rezende, na qual também foi responsável pelo monitoramento e criação de estratégias para as redes.

Mais recentemente, gerenciou as redes sociais do deputado federal, Marcos Abrão (PPS), oportunidade em que produziu conteúdo, planejou e acompanhou ações nos perfis do parlamentar no Facebook, Twitter e Youtube). Em palestras, Mariza Sabino fala da importância das redes sociais para as figuras públicas, especialmente candidatos a cargos eletivos, a fim de estabelecer um relacionamento mais estreito com o público, tornando seus seguidores potenciais eleitores.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.