Minhas impressões sobre o Grupo ÂNIMA / Faculdades UNA

Fomos convidados pelo Grupo Educacional Ânima para conhecer algumas de suas unidades em Belo Horizonte, as faculdades UNA, oferecem cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação em dezenas de áreas do conhecimento. Ficamos hospedados no confortável Mercure Lourdes e dali fomos levados a cinco unidades espalhadas pela cidade, que acompanham o conceito de “Campus Urbano”.

Uma das características destes campos urbanos são as sinalizações no entorno das faculdades, identificadas com postes pintados pelo artista Rogério Fernandes. No interior do Centro Universitário UNA, o que chama atenção é a educação e alegria da equipe. Todos no mesmo clima de alegria, coordenadores, diretores, professores e alunos, mas não pense que é difícil entender este contentamento generalizado, isso se dá pela estrutura de ensino, pedagógica e conceitual.

Da estrutura chamo atenção as salas de aula equipadas com aparelhos, máquinas e tudo mais necessário para ensinar o aluno na prática a fazer aquele determinado conhecimento, por exemplo, no curso tecnológico de Estética, a turma conta com aparelhos atuais, que estão sendo usados neste momento nas clínicas pelo país, desta forma eles ficam por dentro do que está sendo oferecido como serviço e/ou produto aos clientes.


A pedagogia vem no encalço desta proposta que sempre mantém um monitor, professor ou preceptor nas práticas dos alunos na faculdade, de forma a mantê-los em movimento de aprendizagem, tirando toda e qualquer dúvida que o aluno possa ter e corrigindo à tempo, algum procedimento inadequado, isso transforma o curso em uma experiência educacional.

No conceito UNA de educação, o aluno deve estar preparado para o mercado, para isso são montados laboratórios em todos os cursos, estes são pequenas empresas – algumas delas inclusive autossuficientes – que atendem o mercado de forma profissional, capacitando estagiários não em simulações, mas em atendimentos reais.

De manipulação de alimentos, promoção de eventos diversos, redação jornalística, agência de publicidade e propaganda, produtora audiovisual, entre outros à advocacia, atendendo casos de litigio ou conciliação da população, atendendo principalmente aqueles que não tem como pagar por um serviço.

 

A viagem culminou no Desfile AFROBRASILIDADES criado por vários cursos da UNA, mostrando que a faculdade pode ser sustentável e autossuficiente. Do conteúdo do desfile ao vídeo que permeou a apresentação, todos os detalhes são criados em um sistema interdisciplinar. Saí de Belo Horizonte encantado com este Grupo que aporta em Uberlândia nas antigas unidades da Faculdade Politécnica.

Obrigado pela experiência, Grupo Ânima e G.A Comunicação
#VidadeBlogueiro #fpviaja #GrupoAnima

 

Categorias: Destaque,Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.