Horto distribui mudas e orienta sobre plantio de árvores em calçadas

Plantar uma árvore na calçada requer cuidado, responsabilidade e atenção quanto às regras de cultivo definidas pelo município. Tais recomendações servem para evitar o crescimento de árvores que possam causar danos estruturais nas calçadas, nas redes de água e esgoto, danificação da fiação elétrica ou o posicionamento em locais que atrapalhem o tráfego de pessoas.

A Secretaria de Meio Ambiente, por intermédio do Horto Municipal, disponibiliza gratuitamente para a população mudas de espécies de árvores de pequeno, médio e grande porte destinadas ao plantio residencial ou em áreas rurais. O requisito é que o imóvel tenha 10 metros de calçada na área urbana, e o requerente deve portar documento de identidade. As espécies disponíveis são hibisco, flamboyant mirim (foto destaque), calistemo, ipê mirim, resedá e quaresmeira. Todas elas são apropriadas para as calçadas por não causarem problemas futuros como a danificação da fiação elétrica e das calçadas devido ao crescimento das raízes. Por mês, o horto distribui uma média de 4 mil mudas. Mudas frutíferas e espécies como sibipiruna, sete copas, ficos e outras de grande porte são destinas a proprietário de áreas rurais, já que são árvores que possuem raízes agressivas e necessitam de mais espaço para o crescimento.

Ao obter a muda, os interessados recebem orientações dos profissionais que trabalham no Horto. Panfletos e cartilhas com dicas para plantar da maneira adequada, espécie ideal e métodos de cuidado são entregues a quem leva as plantas para casa. O Horto ainda fornece mudas de espécies nativas para recomposição de áreas degradadas, plantios em matas ciliares e nascentes de chácaras e fazendas.

De acordo com o diretor do Horto Municipal, Ascânio Oliveira, o plantio favorece enriquecimento da fauna e flora com diversidade de espécies, valorização das cidades e contribui com um maior conforto térmico e otimização do ar. “A vantagem da população em retirar essas mudas é que elas já estão com o tamanho ideal, além de saírem daqui com as informações corretas de como adubar e cuidar destas mudas”, disse.

Ascânio alerta que de maneira geral, as mudas devem, preferencialmente, ser de espécies que cresçam no máximo 7 metros de altura e que tenham espaço para oxigenação das raízes e o crescimento. Neste caso, não é recomendado cimentar em volta da espécie. Seguindo essas dicas, Ascânio afirma que as árvores não prejudicarão o calçamento.

O Horto Municipal fica na avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo Disque-Árvore, pelo telefone: 3213-6676.

Poda de árvores

De acordo com Lei ambiental municipal, para toda poda ou corte de árvores, tanto em área pública como particular, é necessário uma licença ambiental expedida pela Prefeitura. No caso de poda, o pedido pode ser feito pelo Serviço de Informação Municipal (SIM) no 3239-2800. No caso de corte a solicitação deve ser feita no setor de protocolos da Prefeitura. Em caso de corte ou poda irregular, o responsável está sujeito a penalidades que podem chegar a multa no valor de até R$ 5 mil.

Secom – Prefeitura de Uberlândia

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.