Homens viciados em selfies podem ser psicopatas, revela estudo

Não é surpresa que homens que postam muitas selfies e gastam muito tempo editando suas fotos são mais narcisitas, mas é a primeira vez que isso é confirmado por um estudo científico.

Em uma recente pesquisa da Universidade de Ohio, os homens que postaram mais selfies na internet pontuaram mais em avaliação que mediu o grau de narcisismo e psicopatia. 

Os estudo pediu que 800 homens, entre as idades de 18 e 40 anos, respondessem um questionário online, perguntando sobre seus hábitos de postagem de fotografias em redes sociais. A avaliação incluiu perguntas sobre a frequência com que postam fotos de si mesmos, e como eles editam as fotos antes de postar. Os participantes também foram convidados a preencher questionários que mensuram comportamentos anti-sociais e de auto-objetificação (a tendência a concentrar-se excessivamente na própria aparência em detrimento de outros aspectos da personalidade).

homens narcisistas

O resultado do estudo aponta que a publicação exagerada de fotos nas redes sociais está correlacionada tanto com o narcisismo quanto a psicopatia. A edição de fotos, no entanto, só foi associada com o narcisismo e a auto-objetificação. O homem narcisista acredita ser melhor e mais atraente que os outros (muitas vezes motivado por uma insegurança implícita), enquanto que a psicopatia envolve uma falta de empatia e comportamento impulsivo.

Jesse Fox, autora do estudo e professora na universidade americana, acredita que com o crescimento do uso de redes sociais, todo mundo está mais preocupado com a aparência. “Isso significa que a auto-objetificação pode se tornar um grande problema para os homens, bem como para as mulheres”, concluiu.

Estas descobertas não significam, necessariamente, que homens que postam muitas selfies são realmente narcisistas ou psicopatas. Estes dados analisados estão dentro de uma normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os níveis médios dessas características para a maioria dos indivíduos.

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.