Especial-Camaru-2017

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA 04/09

Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador vai até amanhã com julgamento dos grandes campeonatos

Missão Africa e Camaru 2017

54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia

A Algar Telecom apresenta a 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017 – que será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, com patrocínio da Codemig e da Cemig, de 30 de agosto a 10 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, Encontro Internacional de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, projeto cultural Raízes do Campo e shows de artistas de renome nacional. O evento tem patrocínio da Cerveja Crystal.

Camaru sedia Mega Encontro Internacional do Senepol

Agendado para o período de 30 de agosto a 10 de setembro, o “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato” terá a participação de pecuaristas e profissionais do setor pecuário de vários países da América Latina. Representantes das Associações de Criadores da Argentina, Colômbia, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela já confirmaram presença no evento, que será realizado no Parque do Camaru, em Uberlândia/MG. O evento integra a programação da 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017.

O recinto terá um espaço exclusivo para os criadores da raça, o Mundo Senepol, onde estarão expostos mais de 250 animais de diversos criatórios do país e acontecerá uma série de eventos, tais como degustação de carne Senepol, projetos sociais, concurso de fotografia. O Mega Encontro é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

Uma das grandes atrações do espaço será o “Túnel do Senepol: Caminho do pasto ao prato”. O público poderá conferir no local toda a história da raça no Brasil e no mundo e sua contribuição para produção de carne. O Túnel do Senepol será dividido em várias salas, onde serão apresentadas de forma didática e ilustrativa as etapas da cadeia produtiva, começando pela história do Senepol no mundo e pela seleção da raça no Brasil desde o ano 2000 e passando pelo funcionamento do PMGS, pelas biotecnologias de reprodução existentes no mercado, pela criação a pasto do Senepol, pelo processamento da carne pela indústria frigorífica até a chegada da carne à mesa do consumidor.

Confira a sequência de Shows

30/08 – Wesley Safadão / Jefferson Moraes

01/09 – Henrique e Juliano / Kleo Dibah e RAfael

02/09 – Gustavo Lima / Bárbara Labres

06/09 – Jads e Jadson / Amado Batista / Lucas REis e Thácio

08/09 – Luan Santana / Pedro Paulo e Alex / Dj Dennis

09/09 – Bruno e Marrone / Simone e Simaria / George Henrique e Rodrigo

A programação do “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato” também abre espaço para a solidariedade. No dia 30 de agosto, a partir das 14h, será realizado o Senepol Solidário – Concurso de Fotográfico APAE/Uberlândia. Os alunos da entidade irão fotografar os animais da raça e as melhores fotografias serão premiadas no dia 4 de setembro. Também no dia 4, a partir das 14h, acontecerá o Senepol Solidário – Olhar Senepol ADEVIUDI (Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia). Serão realizadas atividades de interação com animais, com foco na parte sensorial dos participantes.

Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer as qualidades da carne Senepol, que é muito macia e saborosa. Haverá degustação nos dias 3, 4, 7, 8 e 9 de setembro.

As mulheres que selecionam a raça terão um evento especial para elas, com o lançamento do Núcleo Feminino do Senepol, no dia 4, a partir das 19h30, no Espaço Vila Franco. As criadoras irão definir as diretrizes de funcionamento do novo Núcleo, que nasce com a proposta de ampliar a representatividade das mulheres na pecuária nacional, particularmente na raça Senepol. Haverá ainda uma palestra com a coaching Andréia Magnino.

O Mega Encontro Internacional do Senepol ainda terá leilões, dia de campo, capacitação dos técnicos da ABCB Senepol. Nos dias 5 e 6, haverá o “I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol”, cujas inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site da ABCB Senepol www.senepol.org.br.

O Brasil é considerado uma das maiores referências mundiais na seleção da raça, que chegou ao país há apenas 17 anos, e, durante o Seminário Internacional, especialistas brasileiros e norte-americanos apresentarão as tecnologias disponíveis para a pecuária bovina de corte. O evento está dividido em seis painéis: Cenário econômico e o papel da cadeia integrada; Programa de Certificação da Carne – Compartilhando experiências; Manejo/Sanidade; Programa de Melhoramento Genético do Senepol – PMGS, Provas Zootécnicas e Avaliação de Desempenho; Melhoramento Animal: Avaliação e seleção genética; Genômica Aplicada.