Entenda por que correr pode ser a sua melhor opção

1. É uma das atividades que faz de nós seres humanos.

O fato de andar não pode explicar as mudanças na anatomia do corpo que distinguem seres humanos dos Australopithecus. De acordo com o registro fóssil, os tendões alongados que armazenam energia e reduzem os custos metabólicos da corrida estão ausentes em nossos ancestrais hominídeos. O mesmo vale para o arco longitudinal do pé e o comprimento de nossas pernas em relação à massa do corpo.

2. Correr por apenas 5 minutos diários aumenta a sua expectativa de vida.

2 corrida

Fazer exercícios físicos como a corrida por um período entre uma e duas horas e meia por semana pode aumentar a longevidade em até 5.6 anos para homens e 6.2 anos para mulheres.

3. A corrida é um dos exercícios que mais queima calorias.

Correr permite que mulheres queime uma média de 198 calorias (homens 247 calorias) numa velocidade de 5km/h. Outras atividades populares, como ciclismo e caminhada, queimam apenas uma fração dessas calorias.

4. Trabalha quase todos os grupos musculares ao mesmo tempo.

As pernas são mais trabalhadas, mas os quadris, braços e abdome também são exercitados quando você corre, principalmente se percorrer por diferentes tipos de terrenos. E isso não é tudo: 26 ossos, 33 articulações, 112 ligamentos, e uma rede de nervos, tendões e vasos sanguíneos trabalham juntos durante a corrida!

5. Reduz drasticamente o risco de doenças do coração.

Vários estudos descobriram que correr apenas uma hora por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas em quase metade em comparação com os não-corredores.

6. Te deixa “doidão”

3 corrida

A corrida provoca a liberação de endorfinas no cérebro. Anos atrás, a sobrevivência dos nossos antepassados dependia de procurar alimentos. O desejo de viver foi possivelmente a motivação para correr, e essas substâncias químicas liberadas no cérebro podem ter ajudado a alcançar a velocidade e distâncias necessárias.

7. Cresce o seu cérebro e melhora a memória.

O efeito analgésico não é o único benefício da corrida para o cérebro. Neurocientistas da Universidade de Cambridge demonstraram que a corrida estimula o cérebro a crescer a massa cinzenta e tem um grande impacto sobre a capacidade mental.

8. Te deixa com mais energia.

A idéia de correr quando você está cansado é desgastante. Mas isso realmente pode ajudar. Está se sentindo lento? Tente fazer uma corrida. Isso vai aumentar a sua energia em apenas alguns minutos.

9. Combate a depressão.

4 corrida

Para melhores resultados, corra em locais abertos. Um estudo recente, constatou que pessoas que correm em parques experimentam uma maior liberação de neurotransmissores do aumento de humor – serotonina e noradrenalina (antidepressivos do seu corpo). Além disso, a atividade cerebral é parecida àquela observada durante a meditação.

10. Ao contrário da crença popular, fortalece os ossos e as articulações.

Você ainda deve ter cuidado, especialmente se já teve contusões no passado, mas correr é uma das melhores maneiras de aumentar a densidade óssea (o que afasta a osteoporose na velhice) e de fortalecer as articulações.

11. Ensina o seu corpo a queimar calorias, mesmo quando estiver descansando.

A corrida constrói massa muscular, o que significa que aumenta o seu metabolismo de repouso. Quanto maior o seu metabolismo de repouso, mais calorias você vai queimar – mesmo quando não estiver se exercitando.

12. Reduz o risco de vários tipos de câncer.

Estudos têm mostrado que pessoas que correm são menos propensas a desenvolver câncer de cólon. E as mulheres que praticam regularmente exercícios intensos, como a corrida, podem reduzir o risco de câncer de mama em até 30%.

13. Te faz dormir como um bebê.

5 corrida

As pessoas que correm tendem a aderir a rotinas de sono, a fim de manter o desempenho elevado durante os exercícios. Ainda melhor: a corrida também incentiva o sono de melhor qualidade – aquele que te proporciona melhores manhãs e boa performance mental durante o dia.

Via: Distractify

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.