EMCANTAR Social realiza mostra teatral em Uberlândia

Uberlândia recebe a partir desta terça-feira (14/11) a Mostra Teatral ‘Transforma – Oficinas de Artes Cênicas’ que vai apresentar o resultado do trabalho social de arte-educação desenvolvido ao longo deste ano com 120 crianças e adolescentes de 06 a 16 anos que vivem na região leste de Uberlândia, nos bairros Alvorada, Morumbi, Joana Darc, Dom Almir, Celebridade, Jardim Sucupira, Jardim Ipanema, Prosperidade, São Francisco e Aclimação.

Segundo a coordenadora do EMCANTAR Social, Ana Lopez, os espetáculos que compõem a Mostra revelam o protagonismo dos participantes que experimentaram a criação em artes-cênicas por meio das linguagens do teatro, música, expressão corporal, além de jogos e brincadeiras da cultura popular. “Desejamos que, além de desenvolverem seus talentos e se sentirem criadores dos espetáculos, as crianças e adolescentes possam ter o reconhecimento da comunidade”, diz Lopez.

 

A Borralheira e o Mundo do Circo na Infância

Os participantes das oficinas se dividirão em dois espetáculos durante a Mostra: ‘A Borralheira’, que foi inspirado no texto dramático Maria Borralheira de Vladimir Capella, baseado na versão da Cinderela Recolhida em Sergipe por Sílvio Romero. “É um espetáculo cênico musical que privilegia a diversidade da música brasileira com muito samba e baião”, adianta a atriz e coordenadora das oficinas, Luciene Andrade.

Já o segundo espetáculo é resultado de um processo criativo baseado no mundo do circo na infância. As crianças aprenderam vários números circenses e o resultado foi um teatro de quadros ligados por canções. “São as crianças brincando de serem palhaços”, adianta Luciene.

A expectativa dos participantes para a Mostra é grande. “Estamos ansiosas, mas muito confiantes de que o público vai gostar”, disseram as irmãs, Victória de 11 anos e Larissa de 10 anos, que se apresentam na Mostra. A mãe delas, Edilene Pereira, conta o que significa a oportunidade na vida das meninas. “Elas adoram e é maravilhoso ter essa oportunidade num bairro como o nosso. Vejo o desenvolvimento delas por causa do projeto e só tenho a agradecer a toda equipe que é maravilhosa”, diz emocionada.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Confira datas e locais da Mostra Teatral:

14/11 – 16h30 – E.E. João Rezende – R. Teresina Segadaes, 283 – Custódio Pereira

14/11 – 19h – ONG Casa – R. Gilberto Rolandi, 151 – Jardim Ipanema

23/11 – ONG Ticôte – R. Ásia, 763 – Tibery

02/12 – Alvorada Cultural – R. Maria Augusta de Morais, 04 – Alvorada

Informações: 34 3216-6146

 

Sobre o EMCANTAR Social

O EMCANTAR Social é uma das frentes de atuação da Cia Cultural EMCANTAR, cujo propósito há 20 anos é fazer arte e encantar pessoas. Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública de ensino fundamental. As atividades envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo publicado 07 livros de autoria coletiva, 02 DVDs com produções audiovisuais em câmeras de telefone celular, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL, dentre outros.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.