Doenças genéticas podem ser prevenidas por meio do Aconselhamento Genético

Com o auxílio do médico geneticista, o casal que planeja ter filhos ou que já esteja no processo gestacional, tem a possibilidade de rastrear possíveis doenças genéticas, hereditárias ou não. O processo de aconselhamento genético permite identificar e evitar que alguma doença ocorra nessa nova vida, mas também ajuda essa família a compreender tal desordem e as alternativas terapêuticas.

Existem duas considerações a cerca do aconselhamento. A primeira, ele pode ser prospectivo – previne o aparecimento de uma nova doença genética na família. A segunda, ele pode ser retrospectivo – quando já existem afetados na família, ocorrendo principalmente quando relacionado à herança genética dominante ou ligada a cromossomos sexuais.

“O aconselhamento genético deve seguir a seguinte rotina: entrevista com o paciente e/ou familiares para a obtenção de dados familiares (antecedentes paternos e maternos) e dados gestacionais. Logo após este exame clínico segue-se com os procedimentos dos exames laboratoriais ou radiografias complementares.”, explica o geneticista da Clínica MedGen, Juarez Inácio.

Esse atendimento não se restringe apenas à fase pré-natal, sendo possível também na pediátrica, adulta. São várias as condições possíveis de serem analisadas e tratadas.

Principais indicações para o aconselhamento genético:

* Ocorrência de malformações congênitas, isoladas ou múltiplas, associadas ou não a deficiência mental;

* Deficiência mental isolada;

* Anormalidades no desenvolvimento físico ou estatura anormal;

* Anormalidade no desenvolvimento dos órgãos sexuais, das características sexuais secundárias, da função sexual ou da fertilidade;

* Repetição de abortos;

* Desordens metabólicas ou endócrinas;

* Qualquer doença sabidamente de concentração familiar;

* Consanguinidade.

            Sabe-se que o tratamento para portadores de doenças raras é limitado ou não existe. Por meio do aconselhamento genético é possível evitar inúmeras delas, sendo bastante eficaz também na prevenção de doenças comuns na sociedade. Os testes podem estipular as probabilidades de aparecimento de mais de 2,2 mil doenças genéticas hereditárias, incluindo tipos raros de Alzheimer e casos de câncer.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.