Documentário sobre história do tear em Uberlândia será exibido em cinema

Uberlândia tem enraizada em sua cultura a arte da fiação e tecelagem, que é mantida por meio do Centro de Tecelagem Fios do Cerrado. A história da atividade tecelã e a valorização do artesanato estão retratados no documentário “Tecendo Memórias”, que será exibido gratuitamente na sala 7 do Cinépolis, neste domingo (14), às 10h30.

A proposta é mostrar o ofício dos artesãos às novas gerações, diante do avanço das técnicas de produção de tecidos e vestuários. O resgate desse tipo de artesanato, implantado no Brasil Colônia, traz de volta as recordações dos tempos em que as tecelãs se reuniam, em mutirão, para fiar e tecer as peças oriundas da flor do algodão.

Com duração de 25 minutos, o documentário ‘Tecendo Memórias’, aprovado e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, é resultado de um projeto proposto pelo jornalista e produtor cultural Flávio Soares, com direção da cineasta Iara Magalhães e participação de uma grande equipe com diferentes profissionais ligados a comunicação, educação e produção técnica de áudio e vídeo.

Os 22 tecelões, personagens principais do filme, tiveram condições de se perceberem como pessoas transformadoras e agentes sociais que multiplicam a arte do tear, aprendida de geração em geração. O projeto teve como proposta um modelo de comunicação comunitária em que os próprios tecelões produzem e acompanham na prática todo o trabalho de construção do documentário.

Fios do Cerrado

O Fios do Cerrado é um projeto social, cultural e educacional que visa oferecer oportunidade de emprego aos tecelões e fiandeiras da terceira idade. Localizado no bairro Patrimônio, em uma área de 1.200 m², o Centro foi fundado em 1992. No ano passado, recebeu sua primeira grande requalificação e agora conta também com loja, academia ao ar livre e parque infantil. As obras, que iniciaram em dezembro de 2013, tiveram investimentos no valor de R$ 700 mil.

Serviço:

Pré-estreia do documentário ‘Tecendo Memórias’

Data: 14 de junho (domingo)

Horário: 10h30

Local: Sala 7 do Cinépolis, no Center Shopping

Entrada franca

Secom – Prefeitura de Uberlândia

 

 

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.