Dicas de networking para pessoas introvertidas

O networking é uma habilidade crucial para a progressão na carreira. Enquanto conversar com estranhos e se aproximar de pessoas novas pode ser encarado como um desafio para a maioria das pessoas, essas tarefas são ainda mais complicadas para os introvertidos.

A presença neste tipo de evento pode ser um pesadelo para para pessoas introvertidas, porque elas são, na maioria das vezes, melhores em ouvir do que são em fazer conversa com estranhos. Se este for o seu caso, selecionamos ótimas dicas para te ajudar a realizar o networking da melhor forma possível:

  • Controle as expectativas: não é bom criar expectativas irreais em relação ao número de contatos que precisa fazer. O networking não é um jogo de números, e é mais sobre qualidade do que quantidade.
  • Planeje com antecedência: é importante se preparar para os eventos de networking. Nas interações, tente usar perguntas abertas que podem estimular a conversa. Por exemplo, você poderia perguntar: “Qual é a parte favorita do seu trabalho?”
  • Defina uma hora de partida: decidir quando deixar um evento de networking antes do tempo muitas vezes torna a situação muito menos intimidadora. Isso pode te deixar mais confortável no ambiente e até fazer com fique mais tempo do que o previsto.
  • Use contatos mútuos: Em vez de se aproximar de alguém do nada, encontre conhecidos em comum para apresentá-los e ajudar a tornar a relação mais forte.
  • Use suas habilidades de bom ouvinte: introvertidos geralmente têm uma vantagem sobre os outros em eventos de networking, pois costumam ser ótimos ouvintes. Essa habilidade, muitas vezes, ajuda os introvertidos a se destacarem como pessoas que valorizam os outros, o que pode dar aos participantes do evento mais um motivo para se lembrarem de você.
  • Fale sobre você: fazer várias perguntas sem nunca compartilhar qualquer informação pode fazer com que as pessoas se sintam como se estivessem sendo interrogadas. As conversas devem ser uma via de mão dupla. Compartilhe informações pessoais sobre si mesmo como uma maneira de ajudar os outros a se lembrarem de você quando o evento acabar.
  • Pratique: aproveite situações de “baixo risco” para praticar. Uma dica seria participar de um evento em uma cidade diferente, sem conhecidos, como uma maneira de praticar as habilidades de networking. Isso pode proporcionar uma oportunidade de experimentar novas conversas ou histórias.
  • Dê passos pequenos: o networking não precisar acontecer somente em um evento específico de “networking”. Uma boa ideia é tirar proveito de situações cotidianas, como a de se socializar com colegas ao redor do escritório ou convidar um colega de trabalho diferente para o almoço a cada semana.

 

Via: Business Insider

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.