Como se dar bem em eventos de networking

Para muitas pessoas, o pensamento de ir a um evento de networking é semelhante ao de ter um dente arrancado. Elas sabem que precisam comparecer, mas é um grande pesadelo a ideia de ficar de conversinha com estranhos ou semi-conhecidos.

O problema é que o networking é uma parte importante do crescimento de um negócio. Você precisa conhecer novas pessoas e expandir seus contatos.

Para aqueles que lutam, ou simplesmente querem se sair melhor com o networking, aqui estão 18 dicas:

1. Faça o dever de casa

Descubra quem vai estar no evento e certifique-se de que são pessoas que poderiam ser potenciais clientes para você.

2. Não chegue cedo demais

Não é legal chegar muito cedo quando há poucas pessoas no local. É um pouco estranho, e a conversa é mais descontraída quando há mais pessoas presentes no evento.

3. Não julgue um livro pela capa

Mantenha a mente aberta quando se trata de conhecer pessoas. Não caia no erro de presumir nada sobre ninguém, simplesmente com base em aparência.

4. Você não está indo a um enterro, então lembre-se de sorrir

Muitas vezes as pessoas em eventos de networking se esquecem de sorrir (elas são, geralmente, as pessoas que não gostam de fazer networking). Lembre-se de sorrir muitas vezes e de forma sincera.

5. Leia o jornal de hoje

Leia o jornal local antes de um evento para encontrar cinco ou seis temas atuais para agregar a uma conversa. Perguntar às pessoas a opinião delas sobre determinado tema é uma ótima maneira de fazer a conversa fluir.

6. Não fique preso às pessoas que você conhece

Este é um dos grandes erros: encontar um conhecido e ficar com a pessoa durante todo o evento. Movimente-se e tente conhecer gente nova. Claro, é um pouco difícil, mas quanto mais você fizer isso mais fácil se torna.

7. Aprenda a fazer perguntas abertas

Faça perguntas melhores e obtnha respostas melhores – evite perguntas que podem ser respondidas com um sim ou um não.

8. Beber demais não é legal

Má notícia – encher a cara em um evento de networking não é muito legal. Claro, um ou dois drinks não vão destruir o seu networking, mas beber exageradamente é uma forma de minar a sua credibilidade.

09. Vista algo diferente

Isso ajuda as pessoas a se lembrarem de você, além de se destacar da multidão.

10. Faças as suas conversas perto da comida

As pessoas ficam mais relaxadas perto da comida. Este é o lugar perfeito para conhecer pessoas.

11. Olhe para grupos de pessoas, em vez de indivíduos

Pode ser mais fácil entrar em uma discussão em grupo do que abordar um indivíduo. Aproxime-se de um grupo e alguém vai estender a mão para se apresentar.

12. Conte com a ajuda de outras pessoas para apresentá-lo

Se você quer conhecer alguém em particular, encontre um amigo que conheça essa pessoa e peça à ele para fazer uma introdução pessoal.

13. Faça um elogio sincero

Quem não gosta de receber elogios? – mas seja sincero, por favor. Pode ser um acessório que alguém está usando, ou algo positivo que você ouviu falar sobre a pessoa.

14. Concentre-se na pessoa que está na sua frente

Um das coisas mais irritantes em uma conversa é quando falamos com algúem que fica olhando para todo mundo, ou para o celular – totalmente distraída do que você está dizendo. Não seja essa pessoa.

15. Use o nome da pessoa que acabou de conhecer

Quando conhecer alguém, use o nome desta pessoa na conversa. Isso vai te ajudar a não se esquecer do nome.

16. Seja entusiasta sobre o seu negócio

Quando as pessoas perguntarem o que faz, tenha entusiasmo ao responder. Se não tiver ânimo para falar do próprio negócio, não espere que ninguém tenha por você.

17. Agradeça os anfitriões do evento antes de ir embora

Encontre quem está no comando do evento e agradeça a pessoa antes de ir embora.

18. Não perca o contato

Os melhores networkers conhecem pessoas, tomam notas e não param por aí. Eles investem e constroem relacionamentos e, consequentemente, novas parcerias ou negócios.

Via: Huffington Post

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.