Cia. Lumiato traz teatro de sombras para Uberlândia-MG

premiada Cia. Lumiato, de Brasília – DF, estará, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Uberlândia, Triângulo Mineiro, com a turnê que leva para o Centro Oeste do Brasil o melhor do teatro de sombras contemporâneo, com apresentações, oficinas e palestras gratuitas.

 

O palco principal da Cia. será a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, onde será realizada a oficina de teatro de sombras, nos dias 10 e 11, das 8 às 12 horas, na sala de encenação do Bloco 3M; e, no dia 10 de setembro, a apresentação do espetáculo infanto-juvenil, “Iara – O encanto das águas”, às 21 horas, no mesmo local.

 

No dia 12, às 10 horas, ainda na UFU, será ministrada a palestra “Caminhos e descobertas para uma dramaturgia brasileira no teatro de sombras contemporâneo”.

 

Já nos dias 11 e 12, o espetáculo teatral estará em cartaz, sempre às 10 horas, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro.

 

Em “Iara – o encanto das águas”, um índio sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, ele procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara, a sereia brasileira.

 

Teatro de sombras

 

Nas últimas décadas, o teatro de sombras, da forma como chegou ao Brasil vindo da China e da Índia, países onde são tradição milenar, foi completamente transformado com os avanços tecnológicos. Graças a novas técnicas de iluminação, não é mais o ator-sombrista, escondido na escuridão, que move a figura atrás de uma tela imóvel onde sua sombra é projetada. “Tanto o ator, como a tela, quanto os focos de luz adquirem cores e movimento para encantar a plateia” afirma Thiago Bresani, ator-sombrista da Cia. Lumiato.

 

Turnê

 

A maratona de apresentações da companhia começou, no início de agosto, em Anápolis, Goiás, e finalizará no mês de novembro, em Brasília. Com o apoio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal) e do Prêmio Miriam Muniz da Funarte (Ministério da Cultura), o projeto “Sombras no Centro Oeste” realizará 18 apresentações gratuitas, 5 oficinas e 4 palestras com o objetivo de divulgar o teatro de sombras contemporâneo na região.

 

Títulos

 

Se os números da turnê impressionam, os prêmios arrecadados no último ano também. O espetáculo “Iara – o encanto das águas” foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora noPrêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também oprêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio ATINA/2014).

 

Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vem tornando-se referência no teatro de sombras. Não é à toa. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação da história. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o público infantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.

Atividades na UFU

 

Oficina de Teatro de Sombras

Dia: 10 e 11 de setembro, quinta e sexta-feira

Horário: 8h às 12 h

Local: Sala de Encenação – Bloco 3M

Endereço: UFU, Campus Sta Mônica, Uberlândia – MG

 

Apresentação de “Iara – o encanto das águas”
Dia: 10 de setembro, quinta-feira

Horário: 21h

Local: Sala de Encenação – Bloco 3M

Endereço: UFU, Campus Sta Mônica, Uberlândia – MG

 

Palestra “Caminhos e descobertas para uma dramaturgia brasileira no teatro de sombras contemporâneo”

Dia: 12 de setembro, sábado

Horário: 10h

Local: Sala de Encenação – Bloco 3M

Endereço: UFU, Campus Sta Mônica, Uberlândia – MG

 

Atividades na cidade

 

Apresentação de “Iara – o encanto das águas”
Dias e horários: 11 e 12 de setembro, sexta e sábado, 20h

Local: Escola Livre do Grupontapé de Teatro

Endereço: Rua Tupaciguara, 471, Bairro Aparecida, Uberlândia – MG

 

Mais informações

Érica Magalhães

Assessoria de Comunicação

(34) 9199-9944

Categorias: Destaque,Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.