Celular como microscópio portátil

08.05.15 - CellScope para o blog do Fernando Prado foto Divulgação 2Ciência avançada. Alta tecnologia. Item de primeiro mundo. Estas são algumas características para definir um aparelho que pode ser usado como microscópio portátil. Mas fica bem mais acessível e fácil de imaginar este aparelho bem nas suas mãos, se referindo ao celular – que no Brasil apresentou o surpreendente número de 283,4 milhões de celulares no primeiro trimestre de 2015.

Especialistas em bioengenharia desenvolveram um sistema que permite que smartphones sejam usados para detectar a presença de parasitas no sangue. O sistema, chamado CellScope, permite que um app analise o movimento em uma imagem de uma gota de sangue capturada pela câmara do celular, para buscar eventuais organismos estranhos.

Os sistema foi testado com sucesso em Camarões, na África, e os resultados foram divulgados na publicação científica “Science Translational Medicine”. De acordo com esta publicação, especialistas dizem que a técnica marca um avanço fundamental no combate a doenças tropicais.

08.05.15 - CellScope para o blog do Fernando Prado foto Divulgação 3

 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.