Café auxilia no emagrecimento e no combate ao câncer

Sem dúvidas, uma das paixões dos brasileiros é um bom café. Além do aroma característico e do sabor delicioso, essa bebida também proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso e redução de dores de cabeça (esse efeito pode ou não existir, pois em algumas pessoas com enxaqueca, por exemplo, ele piora o quadro do paciente).

De acordo com a nutricionista do Hospital Santa Clara, Dra. Carolina Domingues, o café é sim um alimento e tem efeito termogênico, ou seja, faz com o metabolismo aumente e consequentemente facilita o emagrecimento. “Estudos mostram que a cafeína, principal substância do café, pode sim ajudar na perda de peso para aquelas pessoas que não o bebem com frequência. Entretanto, para quem já tem um hábito de ingerir essa bebida muitas vezes ao dia, por exemplo, pode ser que não ocorra o efeito emagrecedor”, explica a Nutricionista.

Além disso, o efeito antioxidante da bebida ajuda a prevenir o câncer. “O café também tem o potencial de combater os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores”, aponta Carolina. Outros benefícios citados pela nutricionista têm relação com o efeito estimulante da cafeína, que melhora a concentração, a capacidade de aprendizado e principalmente auxilia no momento de praticar atividades físicas, uma vez que a bebida estimula a ação dos músculos durante exercícios prolongados.

Mesmo com os inúmeros benefícios, a médica esclarece que é preciso ter cuidado com os exageros. “No máximo de duas a três xícaras de café por dia, porque tudo em excesso também pode prejudicar a saúde”, conclui.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.