Bacon – Você Ama ou odeia?

Gostar, gostar muito, idolatrar ou não ser nada fã de bacon. Existem todos estes tipos de perfis e por conta dos três primeiros que o dia 30 de junho é comemorado o Dia do Bacon no Brasil. Bacon é item de várias receitas, em maioria o bacon entra como complemento, mas está lá – até em meio a flhas verdes e pratos de salada.

Bacon coraçãozinhoEsta parte da pele suína, na altura da barriga do porco, é lembrada no Brasil no último dia de junho. Nos Estados Unidos, onde o bacon consta como item essencial no cardápio diário, (praticamente obrigatório), a comemoração não tem data fixa. O Dia Internacional do Bacon é no sábado anterior ao Dia do Trabalho (Labor Day) – que lá não é em maio, e sim, sempre na primeira segunda-feira de setembro.

Idolatrias ao bacon a parte, abaixo seguem algumas curiosidades:

Em português, bacon quer dizer toucinho defumado (ou toucinho, também é correto). Originalmente, bacon vem do alemão “bacho” – nádega. Alguns defendem que bacon é francês: “bakko” – que quer dizer presunto.

Nos Estados Unidos são produzidos mais de 900 mil toneladas de bacon por ano. Deste montante, 70% é consumido no café da manhã – a refeição mais reforçada do norte-americano.

Bacon não é vilão!

No Brasil o bacon é usado como complemento de algum prato. Apesar do bacon conter nitratos de sódio e potássio, ele pode ser visto de três formas positivas:

– É mais saudável, ou menos maléfico, do que o cachorro quente ou rosquinhas doces, em termos de sal, calorias, gorduras e colesterol.

– 45% da gordura do bacon é monoinsaturada, o que significa que elas diminuem o nível de colesterol ruim.

– Na TMI Foods de Nothampton, Inglaterra, a gordura do bacon, depois de cozida, é usada para gerar biodiesel como alternativa de combustível.

Receitas

Que tal dicas de receitas? Confira e experimente.

Hambúrguer + cheddar + farofa de bacon

No Facebook:

Bacon grelhado com cheddar

Anéis de bacon

Dia do Bacon ou não, coma com moderação.

 

 

 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.