Ardência ou refresco? Saiba os benefícios da pimenta para sua saúde

Muito usada em pratos tipicamente mineiros, a pimenta não é só sabor e ardência, ela auxilia também no controle do diabetes, perda de peso, aumento da imunidade, além de ter ação anti-infamatória. De acordo com a nutricionista  Taceane Alves, a pimenta consumida com moderação traz inúmeros benefícios para a saúde. “O tempero é rico em vitamina A, B1, B2, C e E, combatendo os radicais livres, aumentando o funcionamento do metabolismo e protegendo o sistema nervoso. A pimenta apresenta benefícios também para o coração, pois é rica em capsaicinoides, que ajudam a reduzir o colesterol no organismo.

Pesquisadores descobriram que a pimenta reduz a necessidade de insulina e pode diminuir o nível de açúcar no sangue. Além de controlar a hiperinsulinemia (resistência aumentada à insulina) em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2. Outro benefício é que o condimento fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de absorção de ferro e possui ação antioxidante”, afirma.

A pimenta também é um ótimo termogênico, um alimento que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, também conhecido como queimador de gordura corporal. “O consumo desse tipo de alimento faz com que o corpo gaste mais energia, resultando na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso. A pimenta possui poucas calorias e a capsaicina presente nela ajuda a aumentar a taxa de digestão e a redução de gordura. Além disso, a Pimenta ainda ajuda a estimular a produção de saliva, auxiliando no processo de desintegração de alimentos e da digestão. A capsaicina limita ainda a ação de neuropeptídios, que é responsável por processos inflamatórios”, explica a especialista.

Ingerida como alimento funcional, a pimenta ainda pode desempenhar:

Pimenta 2Auxilia o combate do câncer de próstata:  ajuda a destruir as células cancerosas sem danificar as células saudáveis. Em virtude da rica presença de capsaicina na pimenta, é possível diminuir o nível de PSA, um dos principais responsáveis pelo câncer de próstata, com ingestão regular e acompanhada por profissionais da saúde.

Multifunções: a pimenta é repleta de vitamina A, que é uma vitamina anti-infecção. Ela ajuda a manter a membrana mucosa saudável. Além disso, mantém o sistema digestivo ativo e faz com que o trato urinário fique eficiente quando consumidos com moderação. A Pimenta também é boa para congestionamento nasal, uma vez que ajuda a estimular a secreção de muco.

ALERTA

Mesmo com todos esses benefícios, a pimenta deve ser consumida com cautela, pois pode causar problemas digestivos graves e pessoas que sofrem com úlcera, gastrite e hemorroida, devem consumir o alimento em pequenas quantidades.

Serifa Comunicação

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.