Câncer de próstata um perigo!

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em todo o mundo e estima-se que 70% dos casos ocorrem em regiões mais desenvolvidas. Segundo o urologista do Hospital Santa Clara, Eliezer Antônio Narciso, a doença ocorre depois da quarta década de vida. “A doença é exclusiva do sexo masculino e tem como histologia (tipo de linhagem celular)  mais comum  o Adenocarcinoma , que ocorre principalmente após a quarta década de vida e vai aumentando a sua incidência à medida que avança a idade”, explica o médico.

 

Além disso, Eliezer aponta alguns dos fatores que podem estar relacionados com o diagnóstico da doença, que pode vir desde fatores genéticos à históricos familiares. “Alguns fatores  estão mais relacionados com a incidência desta patologia, como: raça (os negros são mais propensos a apresentarem-se com a doença); história familiar (se na família alguém já teve câncer de  próstata  os descendentes diretos e parentes mais próximos ou irmãos); obesidade; sedentarismo; dieta muito rica em gordura animal, entre outros”, adverte.

 

Segundo ele, os diagnósticos para o câncer de próstata são feitos de forma ambulatorial, porém o mais importante de todos eles é o exame físico (também conhecido como exame de toque retal). “O diagnóstico se faz através do exame físico, sendo ele o mais importante, os exames laboratoriais (entre eles o Antígeno Prostático Específico- PSA)  e exames de imagem (ultrassonografia transrretal de próstata, ressonância magnética da próstata com bobina endorretal). Para a confirmação do câncer, utiliza-se também a biópsia prostática sextante, que é um procedimento guiado através de ultrassonografia”, afirma.

 

Para aqueles que são diagnosticados com câncer de próstata, o médico explica que os tratamentos vão depender do grau do tumor. “O tratamento pode ser curativo através de cirurgia ou radioterapia ou paliativo com bloqueio hormonal e outras drogas, se o tumor estiver em um estágio avançado”, esclarece.

 

Abaixo, apresentamos um infográfico, que mostra alguns dados sobre o câncer de próstata em nosso país:

 

image005

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.