2ª edição da Campanha Janeiro Branco acontece em Uberlândia

Há um ano, acontecia em Uberlândia a 1ª edição da Campanha Janeiro Branco que conquistou milhares de adeptos dispostos a pensar a Saúde Mental da nossa sociedade de forma mais ampliada.

Tudo começou com a iniciativa de um psicólogo que conseguiu reunir dezenas de colegas de profissão em torno da causa.

Daí em diante, o movimento foi ganhando adeptos nas redes sociais, atividades foram sendo organizadas, como a Caminhada pela Saúde Mental que reuniu cerca de 400 pessoas no Parque do Sabiá no ano passado, e dezenas de palestras realizaram-se não só em Uberlândia, mas em outras cidades como: Araguari, Tupaciguara, Ituiutaba, Iraí de Minas, Tiros, em Minas Gerais, e até em outras localidades fora do Estado, como Catalão (GO) e Barra do Garça (MT).

“Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental dos indivíduos e da sociedade. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos. A repercussão que o Janeiro Branco conquistou em 2014 foi a prova de que a sociedade quer e precisa discutir esse assunto”, pontua Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha.

Janeiro Branco 2015

Em Janeiro de 2015, o objetivo da Campanha é fortalecer a presença do tema Saúde Mental e chamar atenção dos indivíduos e instituições sociais para várias das condições que contribuem para um psiquismo e uma sociabilidade saudáveis, tais como: afeto, respeito, responsabilidade, propósitos, limites, cuidados, potenciais das relações entre pessoas, etc. “Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”, diz Abrahão.

Como participar

Se você tem interesse em participar da Campanha, entre em contato com os organizadores por meio dos telefones (34) 9966-1835 e (34) 9221-6622, do site www.janeirobranco.org ou ainda da fanpage: www.facebook.com.br/janeirobranco. Você pode agendar palestras gratuitas em sua empresa ou instituição e ajudar os Psicólogos de Uberlândia nesta proposta de disseminar o conhecimento e as discussões acerca da Saúde Mental.

Ciclo Assessoria de Imprensa  

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.