Meu projeto precisa mesmo de um locutor?

Se você está pensando em produzir um vídeo institucional ou uma campanha publicitária, provavelmente já considerou a ideia de contratar um locutor para dar voz ao seu projeto.

 

No entanto, talvez você ainda esteja em dúvida se essa é realmente a melhor escolha para o seu negócio.

O poder da voz

A voz é uma ferramenta poderosa de comunicação, capaz de transmitir emoções, ideias e mensagens de forma clara e objetiva.

Quando se trata de marketing, a voz pode ser um grande aliado na hora de atrair a atenção do seu público-alvo e criar uma conexão emocional com ele.

Com um locutor profissional, você pode garantir que a sua mensagem seja transmitida com clareza e impacto, sem ruídos ou interferências que possam comprometer a sua estratégia de comunicação.

 

Qualidade profissional


Ao contratar um locutor profissional, você tem a garantia de que está investindo em qualidade.

Os locutores são treinados e experientes em dar voz a diferentes tipos de projetos, desde vídeos institucionais até campanhas publicitárias e comerciais de TV.

Com um locutor profissional, você pode ter certeza de que a sua mensagem será transmitida de forma profissional e com a qualidade que o seu negócio merece.

Personalização da mensagem
Com um locutor profissional, você pode personalizar a mensagem da sua campanha de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Os locutores são capazes de adaptar a sua voz e o seu estilo de fala de acordo com as características do público que você deseja atingir.

Dessa forma, é possível criar uma conexão mais forte e efetiva com o seu público-alvo, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia de marketing.

Diferencial competitivo
Contratar um locutor profissional pode ser o diferencial que falta para o seu negócio se destacar da concorrência.

Com uma voz profissional e impactante, você pode atrair a atenção do seu público-alvo e criar uma imagem de marca forte e memorável.

Além disso, a qualidade da sua mensagem pode ajudar a criar uma percepção positiva do seu negócio, aumentando as chances de fidelização e recomendação dos seus clientes.

 

Custo-benefício

 

Contratar um locutor profissional pode parecer um investimento alto à primeira vista, mas os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio a longo prazo são inestimáveis.

Com uma mensagem clara e objetiva, transmitida com qualidade e profissionalismo, você pode aumentar as chances de sucesso da sua estratégia de marketing e, consequentemente, aumentar o retorno sobre o investimento.

Além disso, com um locutor profissional, você pode garantir que a sua mensagem será transmitida de forma efetiva e impactante, sem precisar investir em outros recursos de marketing que possam ser menos efetivos.

 

Humanizando as comunicações

 

Tornou-se lugar comum falar da humanização do atendimento telefônico e não é atoa, este novo processo visa trazer melhorias na experiência de consumo do cliente,

em relação à sua empresa, marca e produtos. A ideia é promover a agradabilidade em relação à sua marca e abandonar as formas de comunicação que parecem

não comunicar com seu cliente. O resultado positivo da humanização é fidelizar seu cliente visando uma comunicação mais fluida, tranquila e agradável.

 

Quando você automatiza o atendimento, você com certeza busca a velocidade na comunicação, mas nem sempre é isso que acontece, portanto ao migrar de processo,

é importante ter em mente pelo menos duas características:

 

  1.  O Script / Os promtps
  2.  A voz / A interpretação

 

Fugir da robotização, coloque isso na cabeça! Ainda que seja um sistema robô, o principal objetivo do Atendimento Telefônico, através das URAS ( Unidades de Resposta

Auditiva ) será sempre a agilidade, inteligencia, flexibilidade e assertividade. Ao começar pelo Script, o que muda?

 

Muda sua forma de abordar o atendimento, a escrita deve ser solta, mantendo a educação e a cordialidade mas deixando o texto parecer uma conversa informal. Além disso

as opções devem ser rápidas, sintéticas na forma de escrever e não subestimar a inteligencia de quem ouve.

 

Se colocar nessa posição ( de cliente / de quem ouve ) é fundamental para uma boa escrita, não deixe o roteiro ser chato a ponto de não evoluir a comunicação, o cliente quer

ir direto ao ponto e quer resolutivas em suas questões, por isso geralmente querem falar com um atendente real, que possa compreender o problema. Se o seu sistema permite

o reconhecimento de voz do seu cliente, se programe para multiplas possibilidades de resposta, muitas vezesm em primeira ou terceira pessoa.

 

No mais, é necessário que a URA humanizada seja programada de maneira correta, encontrando um equilíbrio que agrade ao público. Ou seja, a ferramenta não pode ter um menu

com um número demasiado de tipos de atendimento, pois pode manter o cliente preso na linha por muito tempo e, com isso, irritá-lo.

 

Quanto à voz, é importante fazer um casting, para entender se este momento da sua empresa ou marca pede uma voz masculina ou feminina, lembre-se que o mercado mudou e que

o que era visto apenas como “coisas de mulher” ou “coisas de homens” já não funciona da mesma forma, abra sua mente, um produto masculino pode ter uma voz feminina e

vice versa. A voz masculina pode ser doce e agradável, assim como a feminina pode ser forte e robusta, uma “coisa” nao tem nada a ver com a “outra”.

 

O segundo ponto, após ter escolhido o Voice Talent, será com certeza alinhar com este talento, a interpretação do seu script, podendo deixar até mais “livre” para que o profissional de

voz faça suas escolha de palavras ou termos para facilitar a comunicação, avalie e ajuste antes de colocar o sistema no ar.

 

Por ultimo, é importante lembrar que se você fosse contratar um profissional fixo aí na sua empresa para fazer este atendimento, você dedicaria um tempo para o treinamento certo?

o mesmo acontece com a automatização do atendimento telfonico, o tempo de “treinamento” deve ser usado na criação e revisão do script e posteriormente na escolha da voz do

seu atendimento.

 

Esta voz ficará por no mínimo 12 meses rodando na sua empresa, e não só a voz, mas também todo o sistema devem estar integrados à identidade da sua marca.