Moda sustentável: um novo comportamento

In this article:

Em tempos de crise ou não, sempre é moda ser sustentável e muitas pessoas têm dado importância a esse assunto. Um estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, que revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Nesse contexto, a moda sustentável, se caracteriza pelo equilíbrio entre natureza, economia e o modo de consumir de uma sociedade que se preocupa com o planeta.

A consultora de imagem, Carina Alencar, explica que o consumo de moda consciente pode ser aplicado de diversos modos. “Às vezes a pessoa tem uma infinidade de peças e diz que precisa adquirir novas. Mas, na verdade, precisamos de um novo olhar. Criar produções diferentes com as próprias roupas, dando cara nova para o look, é uma das formas de aproveitar o que se tem no guarda roupa. Outra forma criativa e sustentável é a customização das peças, dessa forma estaremos evitando o desperdício e colaborando com o meio ambiente”, afirma.

Uma das funções de uma consultora de imagem é ajudar os seus clientes a montarem looks com roupas que já têm para as ocasiões cotidianas. “Já deixo tudo harmonizado no closet, inclusive com os acessórios. É só pegar e vestir. É rápido e prático”, enfatiza.

Ao invés de adquirir uma peça nova, para inovar o guarda-roupa, muitas pessoas compram peças em bom estado de conservação e bem mais em conta em bazares. Além de ser mais barato, é uma forma de reutilizar a vestimenta, pois enquanto para uns é item usado, para outros se torna novo. Outra opção que contribui para um mundo melhor quando o assunto é ser sustentável, é doar, trocar peças de roupas com amigos ou até vendê-las em um brechó.

E o que fazer com aquelas peças que saem por algum tempo de moda? “Quem nunca viu calça boca de sino, jardineira, saia e shorts com cintura alta, pochetes, sapato de verniz, suspensório, um vestido de veludo sair de moda e depois voltar? Então, guarde. A moda que hoje pode não ser usual, amanhã pode retornar com tudo”, orienta Carina Alencar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Share this post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent articles

Featured articles