“O uso excessivo da visão de perto nessas novas tecnologias exige acomodação e convergência contínuos que podem causar cansaço, ardência e olho vermelho”, explica a médica oftalmologista Roberta Abdulmassih do Centro Completo de Oftalmologia, o HCO.
Segundo ela, isso pode acarretar uma série de problemas. “Por ser atividade que exige atenção fixa e contínua, há uma diminuição no ritmo da piscada o que favorece o aparecimento ou o agravamento do olho seco e, com ele, vários sintomas como sensação de corpo estranho, sensação de areia nos olhos, ardência e olho vermelho”, completa a médica.
Cuidados
Para evitar qualquer problema, o segredo é dosar na medida certa a navegação. Ou melhor, o tempo de permanência no mundo virtual. “Uma das principais dicas para não prejudicar a saúde dos olhos é fazer intervalos de aproximadamente 10 minutos a cada hora de uso. Desta forma, há o relaxamento da musculatura e um alívio para o cansaço relacionado com este esforço”, indica Roberta.
O controle da iluminação do ambiente, o contraste da tela e o reflexo são fundamentais para ter maior conforto durante o uso. Além disso, é preciso lembrar-se de um detalhe precioso: piscar muitas vezes. “Procure piscar mais vezes para evitar que os olhos fiquem ressecados e irritados. A falta desse gesto pode causar o chamado olho seco. E, claro, mantenha um distância razoável de 40 ou 60 centímetros da tela”, aconselha Abdulmassih. “Mas, se o problema persistir, a melhor recomendação é procurar um oftalmologista”, orienta.
