Há milênios, os egípcios já apreciavam discos e mais discos à base de farinha. Mas a unanimidade em muitas culturas, a famosa pizza, foi desenvolvida pelos italianos e aprimorada ao redor do mundo, em diversas culturas. E vale pizza a todo o momento, para comemorar uma data especial, comer com a família, em um encontro romântico, com amigos ou no trabalho; a pizza é a mais pedida e tem data própria: 10 de julho, “DiaMundial da Pizza”.
No Brasil
No Brasil, a data é comemorada desde 1935, período que remete à chegada dos imigrantes a São Paulo. Entretanto, a famosa receita não é apenas uma guloseima e seu sucesso ultrapassa os limites da culinária.
Segundo esta publicação, no país existem mais de 50 mil pizzarias, entre estabelecimentos formais e informais. Metade delas fica em São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.
De acordo com dados do último levantamento da Abresi – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo – divulgado no início de 2014, só na cidade de São Paulo são consumidos 43 milhões de pizzas por mês e existem mais de 230 tipos de combinações da receita original.
Padrão brasileiro
– Massa fina é a preferência nacional.
– 2,6 centímetros é a média da borda.
– 5% das pizzas pedidas são doces.
Nos Estados Unidos
São maiores e com mais massa. Um pedaço de lá chega a quase dois pedaços da pizza brasileira.
Na Alemanha
Não basta só a massa da pizza. Os alemães ainda colocam macarrão e levam ao forno.
Na Turquia
Eles têm a própria pizza: lahmacun. Massa fina e com especiarias. Leva carne de boi ou de carneiro e também vegetais.
– Pizza pelas regiões do Brasil
– Pizza em 15 sabores diferentes
– Museu da Pizza na Filadélfia (EUA)