O corpo pede descanso e a cabeça não para. Você se deita e é incapaz de dormir de imediato. Ansiedade e nervosismo bloqueiam o sono. Mas é primordial que você tente se desligar do mundo, terminar tudo o que tiver de compromisso. Separe sua roupa do outro dia, deixe chaves e objetos úteis bem acessíveis. Assim, você não precisa dormir preocupado com atraso. E deixe a cama convidativa e não desista dela! Abaixo seguem algumas dicas para você tentar todo dia à noite.
Priorize a ingestão de banana antes de dormir. Ele é capaz de diminuir a ansiedade, por ter triptofano e por ser considerado um carboidrato completo.
Tomar banho quentinho funciona para jovens e adultos ansiosos e também para crianças e bebês. Eleva a temperatura da pele. Causa sonolência e conforto. Banho quentinho e depois cama é uma ótima receita para o sono.
O famoso copo de leite quente cai bem. Leite tem aminoácido capaz de desencadear sonolência. Mas deve ser ingerido, no mínimo, 15 minutos antes de ir para a cama. Caso prefira, substitua o leite por chás calmantes – como erva-doce ou camomila.
Evite o celular ou TV ligada. A intensão é descansar e não entreter.
Feche os olhos e tente não movimentá-los. Mover os olhos com as pálpebras fechadas não adianta. Feche os olhos e tente relaxar.
Respire fundo e diminua o ritmo da respiração. Acalme-se!
NADA DE CONTAR CARNEIRINHOS
Contar carneirinhos não ajuda a dormir. Segundo uma pesquisa britânica, dorme praticar atividades “relaxantes” instiga ao sono.
Tente ler, meditar ou ouvir músicas com ritmos mais calmos. O famoso contar carneirinhos não ajuda na maioria dos casos porque é uma atividade que precisa de concentração e estudos indicam que retarda o sono – quando devia ocorrer o contrário. A monotonia da contagem não é eficaz para impedir que as pessoas tenham outros pensamentos soltos, nem para bloquear sinais ambientais que podem manter as pessoas acordadas.