10 palavras inúteis para apagar de seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn é considerada a rede social para se estar entre os profissionais de hoje, incluindo os candidatos a vagas de emprego, cujos perfis, geralmente, fornecem uma primeira impressão para os empregadores.

Se você está no LinkedIn em busca de um emprego, é importante ter um perfil bem construído. Você quer ter certeza de antemão que saibam que é apaixonado pelo trabalho, tem uma sólida experiência no campo e sabe atingir seus objetivos.

Soa familiar? Embora esses termos possam descrever com precisão a sua experiência de carreira, eles não significam muito se todo mundo estiver usando também. O LinkedIn lançou recentemente a sua lista das 10 palavras de perfis mais utilizadas no ano passado:

Veja o ranking brasileiro e o mundial:
Brasil
1) Responsável
2) Estratégico
3) Criativo
4) Sólida experiência
5) Extensa experiência
6) Experiência internacional
7) Especializado
8) Planejamento estratégico
9) Apaixonado
10) Motivado

Mundo
1) Motivado
2) Apaixonado
3) Criativo
4) Dirigido
5) Extensa experiência
6) Responsável
7) Estratégico
8) Histórico
9) Organizacional
10) Especialista

De acordo com dados gerais do perfil do LinkedIn, outras palavras banais incluem “resolução de problemas”, “dinâmico” e “inovador”,

Catherine Fisher, autora do blog oficial do LinkedIn, disse que essas palavras são ineficazes e não impressiona empregadores, porque são genéricas e vagas. Em vez disso, Fisher aconselhou que o candidato foque em suas realizações, usando exemplos específicos para destacar seus talentos.

Então, o que você pode fazer para melhorar a sua presença no LinkedIn e chamar a atenção de empregadores? Fisher delineou algumas sugestões para melhorar os principais componentes do seu perfil.

Resumo. O resumo é um ótimo lugar para começar a mostrar o seu conjunto de habilidades. Em vez de substituir as palavras batidas com sinônimos mais inpirados, é recomendável que você ilustre as suas qualidades. Por exemplo, como a sua motivação, em última análise, alcança resultados de negócios? Você pode citar exemplos de trabalhos anteriores, ou atual para demonstrar isso.

Foto do perfil. É necessário refletir a imagem profissional que você quer retratar. Só o fato de ter uma foto em seu perfil pode melhorar suas chances de ser contratado: dados do LinkedIn mostram que perfis com uma foto estão 14 vezes mais propensos a serem visualizados. Uma foto com uma roupa de trabalho adequada e um sorriso confiante é a melhor opção para o seu perfil.

Atividades voluntárias e causas. Quer mostrar que você está motivado? Inclua sua experiência de voluntariado e quaisquer causas importantes que apoie. O preenchimento desta seção do seu perfil também pode te ajudar a ser contratado. Dados revelam que 41% dos profissionais norte-americanos entrevistados pelo LinkedIn consideram o trabalho voluntário tão valioso quanto a experiência de trabalho remunerado, ao avaliar os candidatos.

Habilidades. Suas habilidades oferecem uma visão geral e de fácil entendimento de sua marca profissional. Elas também fazem o seu perfil ter 13 vezes mais chances de ser visualizado. O mais indicados é a inclusão de uma mistura de ambas as habilidades gerais e mais específicas, para garantir que você apareça nos resultados de busca e mostrar aos gerentes de contratação todos os seus talentos.

Recomendações. Deixe que os outros falem por você ao pedir (educadamente) por recomendações no LinkedIn. Os melhores vêm de indivíduos que trabalharam com você e podem fornecer exemplos específicos de suas habilidades e talentos. É importante lembrá-los dos projetos que vocês trabalharam em conjunto, como um ponto de partida.

Via

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.