10 erros de linguagem corporal para evitar em entrevistas de emprego

Para se dar bem em uma entrevista de emprego é preciso muito mais que apenas boas respostas ao entrevistador. A linguagem corporal também possui um papel importante.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site CareerBuilder com vários empregadores, as expressões faciais, postura e outros comportamentos físicos podem revelar muito mais sobre os candidatos do que as palavras que eles usam.

Os empregadores procuram por esses sinais não-verbais para perceber o nível de profissionalismo de um candidato. Pensando nisso, montaram uma lista com as 10 maiores gafes que um candidato a uma vaga pode cometer em uma entrevista de emprego. Confira!

1. Deixar de fazer contato visual.
2. Deixar de sorrir.
3. Brincar com algo em cima da mesa.
4. Ter uma má postura.
5. Apresentar sinais de inquietação no assento.
6. Cruzar os braços sobre o peito.
7. Jogar o cabelo para o lado ou tocar o rosto sem parar.
8. Ter um aperto de mão fraco.
9. Fazer muitos gestos com a mão.
10. Ter um aperto de mão muito forte.

O estudo revelou que quase metade dos empregadores sabem dentro dos primeiros 5 minutos de uma entrevista, se um candidato é o ideal para a vaga. Com 15 minutos, esse número chega a 90%.

Confira algumas dicas para tirar o máximo proveito de sua entrevista de emprego:

Pratique: Estar preparado é a melhor maneira de evitar uma entrevista desastrosa. Treine suas habilidades de entrevista com amigos ou familiares. Quando terminar, peça um feedback sobre postura, aperto de mão e contato visual.

Faça um vídeo: É uma ótima forma de se preparar bem para uma entrevista. Assistir a si mesmo pode ajudar a identificar eventuais erros.

Prepare um discurso: Principalmente aquele que pede para resumir por que você seria o candidato ideal para a vaga, ou por que o entrevistador deveria te contratar. Além de ter a sua resposta pronta, você também deve estar preparado para comprovar as suas reivindicações mais tarde, com exemplos específicos que mostram suas habilidades e experiência.

Faça o dever de casa: Tire um tempo antes de uma entrevista para pesquisar sobre a empresa e faça várias perguntas para o entrevistador. Isso ajuda a mostrar aos empregadores que você está tão interessado quanto eles.

Relaxe: Respirações profundas antes da entrevista podem ajudar a aliviar um pouco da ansiedade que leva à inquietação e a outros tiques nervosos.

Via: Business News Daily

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.