10 dicas para transformar atividades físicas em hábito

Sim, sim. Você sabe o que fazer. Exercite-se mais. Faça alguma atividade aeróbica ou algum treinamento de força. Ficar parado é o novo “fumar”. Se você não se exercita, aumenta o risco de câncer, diabetes e morte prematura. Está cansado de saber.

Mas se é tão fácil, porque muitas pessoas não são capazes de criarem o hábito de praticar atividades físicas? Na realidade a construção de qualquer hábito pode ser uma tarefa complicada, mas para facilitar sua vida separamos 10 dicas para você se habituar com a prática de exercícios físicos. Confira:

1. Pense pequeno.

Se tiver planos de correr uma maratona, maravilha! Ainda mais se suas corridas atuais são apenas algumas voltas pelo quarteirão.

Seja realista. Comece aos aos poucos, até porque metas mais realistas são mais fáceis de atingir. Digamos que queira correr uma maratona. Comece com planos para correr durante 10 minutos por dia.

Uma mudança muito brusca vai enviar sinais para o seu subconsciente – do tipo “caramba, me lembro como aquelas quatro voltas na pista foram cansativas. Fazer isso 26 vezes? Melhor não”. Seu subconsciente não vai se esquecer tão cedo disso. Então é melhor ludibriá-lo deixando seus objetivos grandiosos mais fáceis de se alcançar.

2. Não fique sentado esperando.

3 dicas exercicios fisicos

Se você quer malhar no período da manhã, durma com sua roupa de treino, deixe seus sapatos ao lado da cama e coloque-os assim que acordar. Já está pronto para ir treinar? Então vá logo!

Se esperar até depois do trabalho para treinar, não fique sentado vendo o tempo passar. Não faça isso. Troque logo de roupa, e evite o sofá. Uma vez que você se sentar e começar a relaxar depois de um dia desgastante, a sua vontade de treinar será reduzida drasticamente.

3. Pratique todos os dias.

Dias de descanso dificultam a formação de um hábito. Então, se estiver comprometido com as atividades físicas, faça alguma coisa todos os dias. Mesmo que seja estacionar o carro distante de um local para fazer uma caminhada, o importante é a prática diária.

4. Até que se torne automático, mantenha um registro.

Hoje foi dia de treino? Anote tudo. E amanhã, faça isso também. Se você ver o seu hábito em desenvolvimento, será mais fácil de cumpri-lo. Se definiu como o seu objetivo subir e descer 50 degraus de escadas por dia, e conseguiu subir e descer apenas 45 degraus, as chances são muito boas de na próxima você fazer o dobro disso – apenas pelo prazer de ultrapassar a sua meta.

5. Faça lembretes.

dicas exercicios fisicos

Use seu e-mail, smartphone, alarme, notas auto-adesivas, etc. Encontre maneiras de se lembrar que, “Hey, você não tem uma aula de Pilates às 18 horas?”

6 Bloqueie suas distrações.

1 dicas exercicios fisicos
Você sabia que existem aplicativos para salvá-lo de si mesmo? Defina limites para o tempo que passar no Facebook, twitter, Buzzfeed, etc. Será inacreditável a quantidade de tempo que vai sobrar para fazer coisas mais importantes.

Basta fazer uma rápida pesquisa na web com o termo “website blocker” e você encontrará opções para Macs e PCs.

E se tiver outras distrações em sua vida, encontre maneiras de limitá-las. Seu argumento sobre como está sem tempo para se exercitar em breve será discutível.

7. Retire as tentações de uma vida mais saudável

2 dicas exercicios fisicos

Batatas fritas? Sem a menor chance. 8 porções ? 12?… Que tal nenhuma?

Então, você não pode mais comer doces? Ok, coma às vezes. Mas não muitas vezes, porque isso pode atrapalhar todo o seu árduo esforço em permanecer saudável. Seja honesto sobre suas fraquezas, e encontre maneiras de evitá-las.

8. Prepare uma recompensa.

Por que nos propomos a fazer alguma coisa? Porque receberemos algo em troca. Se você não fosse pago para ir ao trabalho, iria aparecer? Provavelmente não. Se sim, é porque estaria recebendo algo a mais para estar lá – camaradagem, inspiração criativa, ou a secretária ia levar brownies naquele dia.

Então, se for iniciar um hábito saudável, descubra uma recompensa que lhe agrade. Se for uma pessoa social, encontre um amigo para levar à aula e, depois, saia para tomar um café. Se gosta de dançar, encontre uma atividade que envolva dança.

Encontre uma recompensa para associar com o treino – algo que deixe seu cérebro implorando.

9. Faça isso por você

4 dicas exercicios fisicos

Ser estiver malhando só porque alguém lhe pressionou para fazer isso, não vai funcionar. Podemos escrever milhares de postagens explicando a importância dos exercícios físicos, mas você precisa querer isso para sua vida. Ponto!

10. Comemore o seu sucesso

Faça algo para comemorar e reconhecer um feito importante. Um novo par de calças de treino ou um par de tênis personalizado. Mas lembre-se que você não é um cão. Não precisa de guloseimas. Comer doces não é a melhor maneira de se recompensar por ser mais saudável.

Pode parecer difícil imaginar agora, mas se decidir tornar as atividades físicas um hábito – em breve será algo tão simples como escovar os dentes ou tomar uma ducha. Nem vai ficar pensando sobre isso e vai colher os frutos de ser mais saudável e ter um físico notável.

Conhece mais dicas para manter seus compromissos de treino? Compatilhe com a gente!

Via: Fitnessmagazine.com

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.