10 dicas importantes para uma voz mais saudável

Além de cantores e atores, quem mais deveria se preocupar com a saúde da voz? Todo mundo!

Sua voz é a sua embaixadora para o mundo exterior: ela retrata a sua personalidade e emoções. As pessoas fazem avaliações sobre você baseadas em sua voz, por isso é muito importante quando estiver falando ou cantando, pensar sobre o que os outros estão realmente ouvindo. Problemas com a voz também podem ter um tremendo impacto sobre sua vida.

Confira 10 dicas importantes que os Cientistas da University of Michigan Health System, nos EUA, selecionaram para ajudar a manter sua voz em forma:

1. Beba água para manter seu corpo bem hidratado e evite o álcool e a cafeína. Suas cordas vocais vibram muito rápido, e um balanço hídrico adequado ajuda a mantê-las lubrificadas. NOTA IMPORTANTE: Os alimentos que contêm grandes quantidades de água são excelentes lanches para a hidratação — incluindo maçãs, peras, melancia, pêssego, melão, uvas e ameixas.

2. Permita-se vários “cochilos vocais” todos os dias, especialmente durante períodos de uso prolongado. Por exemplo, os professores devem evitar falar durante os intervalos entre as aulas e ter um descanso mais tranquilo, em vez de ficar falando em uma sala barulhenta com os colegas.

3. Não fume. Fumar aumenta o risco de câncer de garganta tremendamente, e a inalação de fumaça (mesmo fumo passivo) pode irritar as cordas vocais.

4. Não abuse ou faça mau uso de sua voz. Evite gritar e tente não falar alto em áreas ruidosas. Se a sua garganta ficar seca ou cansada, ou a sua voz estiver ficando rouca, reduza o seu uso da voz. A rouquidão é um sinal de alerta de que suas cordas vocais estão irritadas.

5. Mantenha sua garganta e músculos do pescoço relaxados mesmo quando estiver cantando notas altas e baixas. Alguns cantores inclinam a cabeça para cima ao cantar notas altas e para baixo ao cantar notas baixas. Com o tempo, isso é prejudicial, deixa os músculos vocais tensos e também pode limitar o alcance de sua voz no futuro.

6. Preste atenção em como você fala todos os dias. Mesmo cantores qualificados não continuam seus hábitos saudáveis quando falam; de fato, é necessário ter mais fluxo de ar na hora de falar.

7. Não limpe a garganta com muita freqüência. Quando você limpa a garganta, é como se estivesse limpando as suas cordas vocais em conjunto. Fazer isso em excesso pode prejudicá-las e deixar a voz rouca. Experimente um gole de água para saciar o desejo de limpar a garganta. Se você sente a necessidade de limpá-la a todo o momento, consulte um médico; isso pode estar relacionado a doenças como refluxo ácido, alergia ou condições de sinusite.

8. Quando estiver doente, poupe a sua voz. Não fale quando estiver rouco devido a um resfriado ou infecção. Ouça o que a sua voz está dizendo a você.

9. Use um microfone quando precisar falar publicamente, para grandes grupos ou ao ar livre. Isso ajuda a não forçar muito a sua voz.

10. Umidifique sua casa e áreas de trabalho. Lembre-se, a umidade faz bem para a sua voz.

Via: Live Science

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.