10 dicas de liderança no ambiente de trabalho

Ser um bom líder não é fácil. Além de fazer a gestão para a obtenção de resultados, é necessário conduzir e inspirar a sua equipe. Para ajudar a encontrar o equilíbrio certo, selecionamos dicas do que fazer e do que não fazer para se tornar um grande líder. Confira:

O que fazer:

Compreenda suas próprias emoções e reconheça o impacto delas sobre si e nos outros – Tudo começa com a quantidade de auto-conhecimento emocional que você demonstra para os outros ao seu redor. Ao desenvolver uma visão precisa de suas próprias respostas emocionais a situações – e a maneira que elas impactam os outros – o resto de suas habilidades e talentos serão devidamente ampliados.

Conheça suas habilidades e limites – Os melhores líderes entendem que nunca podem saber e fazer tudo… e não fingem que sabem. Em vez disso, reconhecem as atividades em que são realmente bons e aproveitam essas habilidades. Eles passam o tempo fazendo o que sabem fazer de melhor e continuam a aprender em áreas onde não são tão talentosos.

Tenha um bom senso de auto-estima e capacidade – Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. A confiança vem de um forte senso de auto-estima e auto-conhecimento. A arrogância, em muitos casos, vem da insegurança e do senso de poder sobre os outros. Os melhores líderes são muito confiantes no que sabem e podem fazer a partir de uma visão objetiva, ao invés de uma visão presumida.

Pense e aja com otimismo… vendo o lado positivo – Existem dois tipos de atitudes no mundo: aquelas que pensam e agem através de uma perspectiva de abundância, e as que pensam e agem através de uma perspectiva de escassez. Atitudes mudam toda a nossa vida, por muitas razões, um bom líder sabe dosar a mensagem que está transmitindo. Os grandes líderes procuram soluções, novas ideias e o lado positivo, mesmo nos piores momentos.

Aproveite as oportunidades de contribuir para o bem maior – Apesar do pensamento convencional, os grandes líderes não são vaidosos, pois são confiantes e possuem auto-estima. Por não desperdiçarem tempo e energia para promover a sua imagem, este tipo um bom líder libera energia e tempo para criar algo maior. Muitas vezes, isso pode levar à construção de um legado que contribui para algo muito mais importante do que as suas agendas pessoais.

 

O que não fazer:

Desconsiderar as emoções e perspectivas dos outros – Líderes ruins não se importam com o ponto de vista das outras pessoas, demonstrando uma total falta de empatia. Esse tipo de inteligência emocional está diretamente relacionado à consciência social. Não se pode ser um bom líder sem empatia.

Não conhecer a organização, as normas, as redes de decisões e a políticas – Este tipo de “líder” ignora os pontos essenciais e, muito provavelmente, conseguiram um título de liderança por acidente, circunstância ou favoritismo. Eles possuem pouca inteligência emocional em termos de auto-conhecimento e consciência organizacional.

Culpar os outros pelos resultados – Os grandes líderes se olham “no espelho” quando as coisas dão errado e aplaudem os outros quando as coisas dão certo. Na verdade, quando as coisas dão errado, o líder deve assumir a culpa, uma vez que é o responsável pelo sucesso de sua equipe. Conscientizar as pessoas sobre o desempenho é importante; mas culpá-las por erros ou falhas é uma má ideia.

Não se propor a resolver conflitos – líderes ruins evitam lidar com conflitos, deixando de emitir feedback construtivo. Eles costumam pensar: “Se eu ignorar o problema, ele vai embora.” Mas o conflito cresce exponencialmente até se tornar algo destrutivo e tóxico. Nenhuma equipe pode ser funcional sem a capacidade de resolver seus conflitos.

Se isolar ou isolar a equipe de outras pessoas na organização – Este é o lobo solitário que pensa que ele e sua equipe podem fazer o trabalho melhor do que todos os outros. Ele acredita que está nessa sozinho, que ninguém pode entendê-lo. Para ele, a interferência no trabalho, pode atrapalhar a agenda ou a imagem da equipe. Líderes falhos segregam e tentam dominar a sua equipe.

Via

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.