Trupe de Truões estreia em Uberlândia nova peça em parceria internacional

A Trupe de Truões estreia seu primeiro espetáculo em parceria internacional. Viabilizado pelo Programa Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas, o grupo teatral uberlandense apresentará o espetáculo ‘Zapato busca Sapato’ em co-produção com grupo mexicano ‘Maquina de Teatro’ e Rogério Manjate, de Moçambique.
Os três grupos de teatro co-produtores, que se originam em diferentes continentes, procuram dialogar através da peça com crianças e jovens sobre origens, diferenças e processo de crescimento.
A história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente, já que nasce sozinho em sua caixa, sem par. A peça entrelaça histórias de aventuras deste objeto à procura do parceiro com histórias de migração, e encontros inesperados cheios de humor e poesia.
Entre mitos e realidade
No processo criativo deste espetáculo, a investigação começa com a pergunta: o que representa ter um sapato no México? E no Brasil? E em Moçambique?
No Brasil, por exemplo, um sapato era símbolo de liberdade para escravos que andavam quase sempre descalços; em Moçambique, meninos e meninas – vítimas de minas terrestres, consequência de uma longa guerra civil, muitas vezes usam apenas um sapato; e no México, crianças indígenas andam descalças.
Trabalhando entre mitos e realidade, entre ficções culturais e verdades – muitas vezes duras – o projeto foi idealizado como uma ponte cultural que liga países e povos através de olhos infantis.
A encenação do texto criado por Clarissa Malheiros e Rogério Manjate, em colaboração com os atores, trabalha com os corpos em composição com os objetos, criando personagens exóticos e divertidos, falando em uma linguagem que permite usar termos da língua espanhola com da língua portuguesa misturados, para gerar uma sensação de aldeia global.
 
Únicas apresentações no Brasil acontecem neste mês
A estreia de ‘Zapato busca Sapato’ acontecerá em Uberlândia (MG) nos dias 25 e 26 de agosto, com apresentações especiais para escolas. Nos dias 27 e 28 de agosto, serão realizadas apresentações abertas ao público na sede da Trupe de Truões. No dia 29 de agosto, segue para Ituiutaba na programação do Festival de Artes IFTM. 
“Estas serão as únicas apresentações no Brasil com a equipe internacional. Em 2017, o espetáculo segue carreira com um elenco brasileiro e outro mexicano. Esperamos que o público de Uberlândia compareça nas apresentações que serão realizadas no Ponto dos Truões, pois nossa casa está de portas abertas para os espectadores”, convida Ricardo Augusto, ator e gestor da Trupe de Truões.
Após a primeira temporada no Brasil, a produção seguirá para a Cidade do México (México) e, ano que vem, buscará participar do Congresso da Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens (ASSITEJ), em Cape Town (África do Sul).
“Estamos muito felizes com a realização desse projeto. É uma oportunidade valiosa de troca com profissionais, cuja trajetória no teatro para crianças admiramos. Além disso, falaremos para crianças e jovens por meio do teatro sobre questões que nos parecem urgentes nos dias atuais”, finaliza Ricardo.
 
Mais sobre a Trupe de Truões 
Com diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais, a Trupe de Truões, de Uberlândia (MG), desenvolve há 14 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais. Conheça mais em www.trupedetruoes.blogspot.com.br / Facebook: trupedetruoes / Instagram: @trupedetruoes

Categorias: Notícias Locais

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.