‘Simbá, o Marujo’ navegará também por Dourados (MS)

Após passagem por Três Lagoas, grupo teatral mineiro, Trupe de Truões, irá ancorar com o espetáculo ‘Simbá, o Marujo’ também em Dourados (MS). As apresentações acontecerão nos dias 07 e 08 de Maio, às 20h, no espaço Studio Blanches Torres, por meio de projeto selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.
Inspirada em trabalhos de Maria Lucia Pupo e Ana Maria Amaral, a montagem da peça ‘Simbá, O Marujo’ segue a linha de investigação da Trupe de Truões no universo infantojuvenil. “Simbá é o equilíbrio das técnicas de possibilitar a ressignificação do corpo do ator e a utilização de sombras. Teatro de objetos, acrobacias e sombras, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido ao qual nosso público se acostumou”, explica Thiago Di Guerra, coordenador geral do projeto e integrante da Trupe de Truões.
As apresentações da peça contarão ainda com intérpretes de Libras como estratégia de acessibilidade e oportunizar a toda comunidade a experiência da fruição teatral. Após as apresentações, o público também poderá participar de um bate papo com os atores da Trupe de Truões. Todas as atividades são gratuitas!
“Este projeto representa, para a Trupe de Truões, a oportunidade de circular com uma de suas obras artísticas por um estado brasileiro onde até então não tínhamos nos apresentado. Além disto, o projeto representa a possibilidade de conhecer a realidade de outros coletivos artísticos, na perspectiva de dialogar sobre o desenvolvimento artístico e cultural regionais, os possíveis modos de gestão de grupos, manutenção de espaços e sustentabilidade”, destaca Di Guerra.
Sinopse do espetáculo ‘Simbá, o Marujo’
Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar.
 
Intercâmbio e oficinas: inscrições abertas e gratuitas!
Além do espetáculo, Trupe de Truões levará para Dourados intercâmbio cultural e oficina teatral. Nos dias 05 e 06 de Maio, das 18h às 22h, serão desenvolvidas oficinas com objetivo de compartilhar procedimentos de criação do grupo em seus espetáculos, desenvolvendo aspectos da narração de histórias, ressignificação de objetos e o corpo do ator e técnicas de sombras. Interessados devem se inscrever no blog www.trupedetruoes.blogspot.com. Vagas são limitadas!
Já o intercâmbio com grupos locais acontecerá no dia 08 de maio, das 9h às 13h, também no espaço Studio Blanches Torres.
“As oficinas e o intercâmbio fazem parte de uma prática sistemática da Trupe de Truões, por meio do Programa de Intercâmbio Casa Aberta, um conjunto de ações e troca de experiências acerca de modos de criação, produção e manutenção de grupos e coletivos artísticos”, acrescenta Di Guerra.
Mais sobre a Trupe de Truões 
Com diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais, a Trupe de Truões, de Uberlândia (MG), desenvolve há 14 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais. Conheça mais emwww.trupedetruoes.blogspot.com.br / Facebook: trupedetruoes / Instagram: @trupedetruoes
Serviço: Trupe de Truões em Dourados (MS)
Oficina teatral
Quando: 05 e 06 de maio, das 18h às 22h
Local: Studio Blanche Torres – Rua Olinda Pires de Almeida nº 1695, Jardim Aline
Intercâmbio cultural
Dia 08 de Maio, das 9h às 13h
Local: Studio Blanche Torres – Rua Olinda Pires de Almeida nº 1695, Jardim Aline
Espetáculo ‘Simbá, o Marujo’
Quando: 07 e 08 de Maio, às 20h
Local: Studio Blanche Torres – Rua Olinda Pires de Almeida nº 1695, Jardim Aline

Categorias: Notícias Locais

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.