Saúde Mental e Equilíbrio Emocional

Em nosso país, cerca de 12% da população necessitam, em algum estágio da vida, de atendimentos para a saúde mental. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, os transtornos que mais recebem atenção das políticas de saúde, como esquizofrenia e transtorno bipolar não são os mais prevalentes entre a população, como a depressão, ansiedade e transtornos de ajustamento.

O mês de Janeiro é dedicado aos cuidados com a mente e o equilíbrio emocional. Segundo a psicóloga do Hospital Santa Clara, Virgínia Tavares Bonon, muitas pessoas preocupam-se com a saúde corporal e a mente é deixada de lado. “A questão é que os cuidados com o corpo sejam exercícios físicos ou boa alimentação são muito lembrados pela população e a mente, que comanda o corpo e todas as nossas funções fica em segundo plano.”, comenta a médica.

Virgínia explica que a prevenção dos transtornos e males que afetam a mente começa na procura de ajuda, para resolver essas questões. “A mente comanda todo o nosso corpo e se ela não está bem, o corpo também não. Para isso, é importante que o indivíduo tenha consciência e sempre se analise. Caso perceba que algo não vai bem, é hora de procurar ajuda.”, comenta.

O Hospital Santa Clara realiza neste mês a campanha Janeiro Branco, que visa levar informação aos pacientes e colaboradores por meio de palestras com psicólogos convidados. A ação teve início em Uberlândia e tem se espalhado por todo o país.

Categorias: Notícias Locais

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.