Prática de atividades físicas inibe apetite por alimentos calóricos

A realização de atividades físicas auxilia no controle do peso, não somente pelo gasto de calorias, mas também pela inibição do apetite por alimentos não saudáveis. Essa conclusão é resultado de um estudo realizado pela Universidade de Aberdeen (Grã-Bretanha) que observou, por meio de imagens de ressonância, a reação do cérebro após o consumo de alimentos calóricos.

De acordo com os resultados, os participantes que foram levados ao exame depois de praticarem exercícios físicos, sentiram menos apetite pelas comidas pouco saudáveis. Os pesquisadores descobriram que exercitar-se, em comparação com ficar em repouso, reduz os níveis de um hormônio que aumenta o desejo de comer e reduz a quantidade de outro que coíbe o apetite.

Diante dos dados, os pesquisadores acreditam que os participantes tiveram tais reações porque após uma atividade física intensa o corpo necessita repor a água. Assim, o cérebro sabe diferenciar que alimentos mais saudáveis e frescos são melhores fontes de líquido, portanto são mais adequados para sanar esta necessidade do corpo.

Segundo a nutróloga Aspásia Ferreira Albuquerque, do Hospital Santa Clara, a inibição no desejo por alimentos calóricos após atividades físicas apresenta-se de maneira distinta em cada pessoa. “Com maior ou menor intensidade, a depender do organismo do indivíduo, a prática de atividades físicas diminui a vontade de consumir alimentos calóricos”, explica.

Evitar os alimentos calóricos é fundamental para quem prática atividade física, mas a alimentação após os treinos também deve ter atenção especial. “Além da ingestão de água os melhores alimentos para ingerir após atividade física seriam proteínas, carboidratos e frutas. Uma das opções mais fácies na alimentação pós-treino seria uma vitamina que misture leite -fonte de proteínas- desnatado, com alguma fruta, como banana ou maçã, batidos no liquidificador” afirma a nutróloga.

 

A especialista também dá dicas e indica que os carboidratos sejam sempre consumidos com proteínas:

 

PROTEÍNAS: queijo, clara de ovo, leite desnatado, peito de frango

CARBOIDRATOS: granola, aveia, batata doce, banana, manga, mamão.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.