Esqueça o medo: tecnologia transforma tratamentos dentários

m Uberlândia, clínicas odontológicas têm adotado recursos tecnológicos que tornam os procedimentos mais precisos, seguros, rápidos e personalizados

Se você é daqueles que morre de medo de dentista, acredite: não tem mais motivos. A evolução da tecnologia tem tornado os procedimentos realizados na Odontologia mais seguros, simples e indolores, até mesmo os mais complexos. Já existem equipamentos modernos e de alta tecnologia, que permitem oferecer mais precisão nos tratamentos, conforto e rapidez ao paciente, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório.

Com a tecnologia avançada é possível fazer, por exemplo, restaurações e próteses dentárias assistidas por computador. “A produção de coroas e restaurações dentárias pelo método CAD/CAM proporciona maior precisão com redução do tempo. A técnica consiste na obtenção de um modelo virtual das arcadas do paciente e, posteriormente, estas informações são transferidas para um software específico no qual as peças são projetadas de maneira personalizada. Em seguida, outra máquina realiza a interpretação dos dados do projeto e confecciona o elemento desenhado no computador. Deste modo, é possível oferecer estética, precisão e rapidez aos tratamentos reabilitadores”, explica Thiago Carneiro, odontólogo da WIT – Odontologia Digital.

Implante Dentário Guiado

E para aqueles que precisam de implantes dentários, não é mais necessário o uso do bisturi e a utilização de pontos na boca. “O processo inicia-se a partir da tomografia em alta definição e em seguida, um planejamento virtual individualizado que indica o local exato da perfuração para instalação do implante que substitui a raiz do dente. A partir de uma guia obtida por um processo computadorizado, é feito somente um pequeno orifício para a instalação do implante”, explica o especialista Mário Henry.

Com esta técnica, o procedimento cirúrgico se torna menos traumático e a recuperação do paciente é mais rápida.

Precisão na ortodontia digital

Corrigir a posição dos dentes e dos maxilares posicionados de forma inadequada é a principal função da ortodontia e ortopedia facial, especialidade cada vez mais procurada por brasileiros de todas as faixas etárias.

Quando se fala em tecnologia na odontologia, ela também está presente nesta área. Entre as possibilidades para correção da arcada dentária, os aparelhos invisíveis se destacam. “O tratamento consiste no uso de alinhadores sequenciais removíveis, que parecem placas transparentes, feitos sob medida a partir de um planejamento digital. A principal vantagem é a possibilidade de retirar o aparelho para refeições e higienização adequada, utilização de um software para um planejamento de um perfeito posicionamento dos dentes antes de iniciar o tratamento e sabermos exatamente em quanto tempo este tratamento será executado. Não tenho e menor dúvida que o caminho para essa técnica é muito promissor e que num futuro próximo vai eliminar os aparelhos fixos estéticos e aparelho lingual do mercado”, afirma Ricardo Manna, especialista em ortodontia digital.

Categorias: Notícias Locais

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.