Em Uberlândia hospital busca Acreditação Canadense Internacional

Com o intuito de aprimorar os serviços, oferecer um atendimento de excelência e assistência segura aos pacientes, o Hospital Santa Clara se prepara para alcançar novos patamares e padrões internacionais na área da saúde: Accreditation Canada International (ACI).

Esta acreditação trata-se de um processo que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a segurança dos serviços prestados aos clientes, por meio de recursos institucionais próprios, submetido ao método, para garantir a qualidade da assistência com padrões previamente definidos. Não corresponde a uma forma de fiscalização, mas a um programa de educação continuada.

Para apresentar o modelo de Acreditação Canadense (Qmentum) o Hospital Santa Clara promoveu um evento com a diretoria, membros do corpo clínico, colaboradores e imprensa, juntamente com o superintendente Executivo do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello, que esteve em Uberlândia para esta noite de comemoração. “Esta é uma metodologia que existe desde 1975, chegou ao Brasil em 2006 e já está presente em instituições em todo o Brasil, entre as que já estão acreditadas e as que estão desenvolvendo processo de Acreditação”.

O CEO também explicou os benefícios do processo para a instituição. “Todo processo de acreditação é centralizado no paciente e quem ganha com este processo de amadurecimento na segurança da gestão é a comunidade da cidade de Uberlândia. O Hospital Santa Clara foi extremamente corajoso em entrar neste processo, porque é uma metodologia estruturada com o foco muito maduro, de transparência e governança, que beneficia a todos. Este processo é focado primeiro no paciente e depois no colaborador. Um outro fator relevante do Programa de Acreditação Internacional Canadense é fazer com que haja mais transparência entre a alta administração e o corpo de colaboradores”.

O QMentum, significa “momento de qualidade” – é um método que está alicerçado em 3 pilares: governança clínica, medicina baseada em evidência e menos sobrecarga em colaboradores durante o processo, oferecendo uma forma de atendimento de excelência mais ajustada a realidade das instituições de saúde.

 

O programa canadense de acreditação aposta na redução de eventos adversos, no aumento da confiabilidade, na redução de custos e no aumento da rentabilidade sempre focando na melhora da qualidade e da segurança dos cuidados com o paciente e no atendimento às necessidades da população.

Após a apresentação, os diretores e colaboradores do Hospital falaram sobre a adaptação e a transformação que a nova metodologia proporcionará a todos, em suas diferentes funções.

 

“O sistema de acreditação traz benefícios para todos os setores do Hospital. Em primeiro lugar está o benefício para o paciente, já que as ações e a assistência se tornam mais padronizados, uniformes e sempre centrado no paciente. Isso gera consequências na área administrativa econômico-financeira porque, seguindo um padrão de forma mais homogênea, há uma redução de custos e podemos programar melhorias nas ações. Como um todo, para o Hospital, há um ganho na área administrativa e na área assistencial e para o médico também, já que estes modelos de acreditação sempre tratam os protocolos, as condutas baseadas em evidências e isso faz com que o médico siga estes padrões, proporcionando diversas vantagens ao paciente”, afirma o Dr. Luiz Alessandro de Moraes, diretor administrativo.

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.