Qual a Verdadeira Importância da Educação Ambiental no Futuro de Nossos Filhos?

Por Que Falar de Sustentabilidade?

Sustentabilidade é a base para o desenvolvimento humano em parceira com o meio ambiente, através de uma relação de respeito e valorização daquilo que é finito e ainda assim essencial para o dia a dia. Cuidar do meio ambiente foi, durante anos, considerado um exagero de ambientalistas, no entanto, hoje vemos (e vivemos) os reflexos de tais desleixos para com a natureza e sofremos diretamente com os extremos de temperaturas, enchentes e até mesmo com a extinção de animais e com a devastação de áreas como a Mata Atlântica e a Amazônia.

Pensar em larga escala faz com que não nos responsabilizamos pelos atos que cometemos diariamente. Reciclar, por exemplo, é uma das formas mais simples de contribuir para um ambiente saudável, mas são poucas as pessoas que adquirem tais hábitos no dia a dia. Pensando na praticidade ignoramos os efeitos colaterais de nossos atos e alimentamos o sistema que destrói cada vez mais o meio ambiente. Mas qual seria a alternativa para educar e transformar uma legião de adultos já acomodada?

Educação Ambiental e Sua Importância Sociocultural

Diversas escolas colocam em seu plano de estudos a temática da educação ambiental e da sustentabilidade, onde ensinam as crianças a diferença entre alimentos orgânicos e industrializados, tratam sobre a poluição e suas causas e encontram, em grupo, soluções aplicáveis ao dia a dia que podem reverter tais situações e que auxiliam na preservação do meio ambiente.

Apresentar os problemas às crianças é uma forma simples de estimular o raciocínio ao mesmo tempo em que conscientiza e problematiza a situação atual que o mundo vem enfrentando em relação à devastação contínua do meio ambiente.

O período até os seis anos é fundamental para a formação da criança e de seus conceitos éticos e morais, portanto, inserir essa temática nos primeiros anos escolares é uma forma intrínseca de formar uma geração consciente e preocupada com o meio ambiente.
Ao aprender na escola o processo de reciclagem a maioria das crianças tenta aplicar em casa os métodos passados em aula, contudo, em grande parte das situações os pais reprimem tal impulso ou não dão devida atenção ao entusiasmo da criança por questões de tempo e da facilidade em não dividir o lixo. É compreensível a posição dos pais, porém não é justificável e por isso precisamos ensinar as crianças desde cedo a cuidar do meio ambiente.

As Crianças São o Futuro

Uma vez que as crianças criam consciência sobre a importância de cuidar do meio em que vivem e de preservar os recursos que estão prestes a esgotar, elas começarão, mesmo que inconscientemente, a criar atitudes sustentáveis (como ensinado com os professores) em seu dia a dia e se tornarão adultos preocupados com a natureza e engajados.

A inocência das crianças faz com que elas realmente acreditem em seu potencial para cuidar do meio ambiente, e tal inocência é o que falta para conscientizar adultos de sua capacidade de cuidar do planeta e de contribuir para uma vida mais sustentável. Afinal, somente uma sociedade que se importa pode reverter e transformar o que anos de exploração desmedida causaram ao planeta.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.