Concurso literário premia 28 alunos de Uberlândia

Foram selecionados 28 redações de alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública e privada que participaram do 12º Concurso Literário Estudantil. Realizado pelo Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT) em parceria com a FIEMG e o Programa ‘Uberlândia de Ontem e Sempre’, a iniciativa tem o objetivo de estimular a pesquisa e a produção literária.

Nesta edição, o tema ‘Uberlândia de Ontem e Sempre’ desafiou jovens a pesquisarem e produzirem textos voltados para pensar a cidade em que vivem, os espaços que frequentam, os traços culturais, sociais e econômicos e ambientais da cidade. Baseado nos critérios da fidelidade ao tema, originalidade e correção gramatical, a comissão julgadora contou com professores ligados ao Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) da Secretaria de Educação e professores universitários.

Premiação

O primeiro colocado de cada temática (Lazer, Gente, Artes, Espaço Urbano e Administração Pública) será premiado com 01 Tablet e ainda irá concorrer ao sorteio de um curso de robótica. Os segundos e terceiros colocados ganharão ‘vale desconto’ em compras de materiais escolares, além de brindes. Os autores dos cinco melhores trabalhos de cada ano escolar receberão diploma. Todos os estabelecimentos de ensino participantes e o professor estimulador receberão certificado. Uma  coletânea de textos contendo os trabalhos vencedores será lançada durante a solenidade de premiação. Os alunos participantes vão autografar alguns exemplares da obra impressa, visto que a mesma será disponibilizada gratuitamente em formato de E-book (livro digital) para toda rede de ensino.

Conquistaram prêmios alunos das seguintes escolas participantes: Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira, Escola Municipal Domingas Camin, Escola Municipal Antonino Martins da Silva, Escola Municipal Sebastião Rangel, Colégio Objetivo e Colégio Anglo.

Selo ‘Empresa amiga da Cultura’

Pela 1º vez em Uberlândia, empresas que investem em arte e cultura receberão o Selo ‘Empresa amiga da Cultura’, outorgadas pelo IAT. Só recebem o Selo pessoas, instituições ou empresas que efetivamente incentivem, apoiem e ou patrocinem projetos e ações culturais. Para receber a chancela a instituição deve trabalhar com idoneidade e se enquadrar em pelo menos 2 dos quesitos: Patrocinar projetos culturais utilizando leis de incentivo a cultura federais, estaduais ou municipais; Apoiar projetos culturais com serviços e ou produtos fundamentais para a realização dos mesmos; Promover e incentivar o acesso a cultura de crianças e adolescentes; Inovar nas políticas culturais internas da empresa; Promover e incentivar a formação cultural por meio de ações culturais em regiões de exclusão cultural ou periféricas.

 

 “O IAT acredita que uma das contribuições que se pode dar para uma sociedade melhor é promover ações que ampliem o acesso a educação e a cultura. E ao longo dos seus 18 anos de história, diversos projetos só foram viabilizados graças o empenho de voluntários e às parcerias firmadas com o empresariado local. Neste sentido, o Selo vem para valorizar e reconhecer a dedicação de pessoas e instituições que trabalham com o objetivo de transformar vidas”, ressalta a jornalista Patrícia Masan, presidente do Instituto.

Serviço: Noite de Autógrafos e Premiação do 12º Concurso Literário Estudantil

Data/Hora:  04 de Novembro, às 20h

Local:  Odisséia Eventos – Rua Imbaúbas – Jaraguá

Entrada Franca

Mais informações: (34) 99261-9234 – Patrícia

Categorias: Notícias Locais

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.