Como usar o #tbt como estratégia no Instagram?

Números Impressionantes

A rede social Instagram baseada em fotos e vídeos é acessada todos os dias por 300 milhões de pessoas. São mais de 500 milhões de contas ativas/mês e o Brasil está bem representado, 7% dos usuários são brazucas, algo como 35 milhões de usuários. E os números continuam impressionando, veja, são em média 381 mil pessoas publicando suas “primeiras tatuagens”, quase 1 bilhão de pessoas que já usaram a hashtag #love, mais de 80 milhões de looks do dia, 4 bilhões de coraçõezinhos nas milhares de fotos diárias e quase 330 milhões de postagens com a hashtag #TBT

instagram-instagramO que é TBT?

A Hashtag #TBT significa “Thowback Thurday”, algo como “me devolva a última quinta feira”. Isso tem um propósito, a princípio o Instagram serve para postar aquilo que você está vivendo naquele dia, naquele momento, não é um álbum de fotos e sim uma escolha de um momento do seu dia, mas como fazer com aqueles dias em que você não tem nada de interessante para postar e que gostaria de se lembrar de um outro evento, postando uma foto de uma viagem, ou de uma festa, ou de um look?

Foi aí mesmo que entrou o TBT, mas não se preocupe, a foto não precisa exatamente ser de uma última Quinta-Feira, é apenas uma forma de dizer que esta foto ou vídeo é de um “passado recente”.

TBT como estratégia…

Para algumas marcas pode ser interessante compartilhar fotos pessoais da infância por exemplo, ou mesmo de momentos significativos em sua vida. Quando postar fotos assim se lembre de escolher aquelas que mostram sua personalidade, de forma a que os valores da sua marca estejam de alguma forma nesta foto. Não escolha “qualquer” foto.

PORTA / FACHADA / FRENTE

Se você tem uma empresa que já está ha algum tempo no mercado, que tal publicar a fachada da sua empresa de anos atrás? Ou eventos que foram interessantes, claro! A maior parte das fotos postadas no Instagram, precisam de legendas que dêem o contexto daquela foto, então faça isso.

instagam-starbucksHISTÓRIA E JOGOS DE INTERAÇÃO

Compartilhar a história da sua marca ou mesmo da sua empresa podem ser bem interessantes, através de fotos que mostrem a evolução, como começou, quais mudanças seu negócio sofreu. Outra idéia muito legal é desenvolver fatos interessantes, curiosidades, “você sabia” tudo isso gamifica ( transforma a postagem em jogo ) e faz com que a interação com a sua marca ganhe conteúdo e fique bem mais interessante.

SEUS CLIENTES, SUAS JÓIAS

Muitas vezes os próprios clientes postam textos interessantes sobre a sua empresa, sobre uma foto antiga, sobre um produto, enfim, guarde as melhores como forma de usar depois quando precisar. O depoimento de um cliente é sempre muito bemvindo e não precisa ser usado no momento exato em que você recebe. Guarde para usar depois.

ANTES E DEPOIS

Fazer postagens comparativas de “antes e depois” podem ser muito interessantes e gerar a curiosidade. Como você fazia, oferecia etc… no passado e como faz/oferece hoje? Guarde as fotos, promova a postagem.

instagram-antesedepoisTENHA SUA HISTÓRIA CATALOGADA

Para fechar, minha dica maior é fotografar sua historia, seus serviços e produtos, com certa frequencia e manter um arquivo ORGANIZADO! Muitas pessoas fotografam, ou no celular, ou em uma câmera e estas fotos ficam soltas, sem datas, sem registros. Faça pastas organizadas e em cada pasta, crie ainda um bloco de notas simples para anotar ali tudo o que for pertinente a aquelas fotos. Isso pode te ajudar no futuro, na hora de organizar suas postagens no Instagram ou em qualquer outra plataforma digital.
.fernandoprado

Leia mais em:
http://www.ibtimes.com/what-do-ff-tbt-gff-foh-rlrt-other-twitter-instagram-hashtags-terms-mean-1021098
http://www.jennstrends.com/incorporate-tbt-instagram-strategy/

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.