Como tomar decisões?

Acredito que você vai concordar que as pessoas compram produtos optando pela utilidade, mas a verdade é que quase sempre compramos coisas optando pela localização. Por exemplo, os itens em uma loja são dispostos para que você compre o que está no nível do seu olhar. Produtos acima ou abaixo na mesma prateleira são menos vendidos.

No livro NUDGE, o autor Richard Thaler e Cass Sunstein explicam a variedade de caminhos que nossas decisões diárias tomam através das opções que temos no mundo. Outro exemplo de como as decisões são tomadas por nós, são os corredores de supermercado, o fim dos corredores geralmente vendem mais do que outras partes, segundo a pesquisa americana 45% da venda de Coca-Cola vem deste “fim de corredor”. E é isso que o autor do artigo chama de DECISÃO PADRÃO.

Alguma coisa tem que estar na altura dos seus olhos nos supermercados certo? Alguma coisa tem que ser colocada no fim dos corredores, certo? E alguma coisa entre elas você precisa comprar, ou precisa escolher, baseado em visibilidade e destaque. E isso é realidade não apenas em lojas mas em todos os aspectos da sua vida.

Portanto pense com o autor, se você melhorar as decisões padrão em sua vida será melhor do que aceitar tudo o que é mostrado a você, logo você viverá melhor.

CONSIDERE ISSO:

  • Se você dormir com seu telefone ao lado da cama, então checar suas redes sociais e emails assim que você acorda, será provavelmente sua decisão padrão.
  • Se você andar dentro da sua sala e todos os sofás, cadeiras, bancos, estiverem voltados para a televisão, então assistir tv na sala é provavelmente sua decisão padrão.
  • Se você deixar bebida alcoolica proxima da sua visão, provavelmente você beberá um pouco mais, esta será sua decisão padrão.

Mas ao mesmo tempo, a decisão padrão pode ser algo positivo:

  • Se você deixar o fio dental proximo da escova de dentes, passar o fio em seus dentes será sua decisão padrão.
  • Se você deixar uma garrafinha d’agua na sua mesa de trabalho, beberá mais água…

:: Como melhorar suas decisões padrão

  1. SIMPLICIDADE: É mais difícil focar na saúde, quando sua cozinha está cheia de comidas ruins para a sua saúde. É mais difícil concentrar em uma leitura na internet se seu navegador tiver 10 tabs abertos, lotados de outras informações. Elimine opções, para focar em um.
  2. DICAS VISUAIS: Se você precisa fazer coisas especificas, como ligações, escrever diariamente, melhorar isso ou aqui, tente usar dicas visuais, quadros escritos, lembretes, etc… no texto original o autor traz duas técnicas muito boas, uma delas o CLIPE DE PAPEL que consiste em duas jarras, uma vazia e outra com clipes de papel, a cada tarefa completada por dia, você passa naquele momento, um clipe de papel para a outra jarra, dessa forma você percebe seu crescimento, através de uma dica visual. Outra tecnica é a de SEINFELD, marcar em um calendário na parede todos os dias em que você tomar aquela decisão correta que você precisa tomar, seja escrever um pouco todos os dias, ou qualquer outra coisa, marcando X em todos os dias ( a cada tarefa feita ) você cria uma corrente ( um X grudado em outro X ) e se você quebrar a corrente sua meta está comprometida.
  3. MUDE SEU EM TORNO: A idéia de tomar decisões padrão melhores para sua vida está na premissa de mudar seu em torno para facilitar as suas boas ações em detrimento das más.

 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.