Como a mudança de hábitos influencia na conquista de objetivos

por


Segundo o dicionário, hábito também significa mania, ou seja ação que se repete com frequência e regularidade ou ainda comportamento que alguém aprende e repete constantemente.

Observamos que quando iniciam-se os preparativos para um novo ano existe um senso comum onde as pessoas começam a fazer suas listas de sonhos, seu objetivos grandes ou pequenos, como  por exemplo aprender um novo idioma ou fazer uma viagem diferente. Mas se esquecem que a conquista de cada novo sonho só é possível a partir da  mudança considerável de seus hábitos e comportamentos atuais.

É importante ter a  noção de que os hábitos negativos mesmo que pequenos podem se transformar em grandes dificultadores ou impedimentos quando não são conscientes e não são observados adequadamente.

Impedimentos são pensamentos que repetidos várias e várias vezes se transformam em hábitos negativos como por exemplo “Eu costumo não cumprir com as tarefas que proponho”ou “Eu quase sempre me atraso” ou “Eu acabo desanimando ou desistindo no meio do caminho”.

Aqui podemos dar o exemplo de estudar um novo idioma. É importante trazermos à consciência os impedimentos, fazendo algumas perguntas: Por qual motivo eu acabo desanimando ou desistindo no meio do caminho? Qual o motivo desse hábito se repetir todas as vezes que começo a estudar essa língua? Eu tenho um propósito para esse estudo? Estou estudando apenas para mim ou para algo maior? O que quero ser, ter e fazer após estar fluente nesse novo idioma?

Nesse momento, a partir da consciência desse impedimento é possível transformá-los em desafios a serem superados. No caso do estudo desse novo idioma: Um bom pensamento para mudança de hábito pode ser: O propósito maior é conseguir status e mudar de cargo na empresa. Isso se torna um fortalecedor para o hábito negativo não volte e que não se desista no meio do caminho.

Descrever literalmente em um papel esses  impedimentos faz com que se  tome consciência daquilo que pode afetar negativamente o alcance dos  objetivos. Portanto, uma boa dica é tomar nota daquilo que se pode entender como comportamento ou hábito recorrente.

Para finalizar, manter sempre em mente que tudo aquilo que se quer conquistar na vida pessoal e profissional passa pela mudança dos hábitos e consequentemente  pela  construção de novos comportamentos.

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.