Cine Família na Praça vai ao interior do estado

Projeto sai de Uberlândia e ganha mais cidades pelo interior de Minas

No mês de maio, o projeto Cine Família na Praça, que conta pela segunda vez com o patrocínio da Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, irá aos municípios de Nova Serrana (15), Patrocínio (17), Monte Carmelo (22), Ituiutaba (24), Iturama (29) e Frutal (31), com sessões sempre às 20h.

De acordo com Marcelo Mamede, organizador do evento, será preparada uma mega estrutura de cinema a céu aberto, com tela de 9,80 metros de comprimento por 4,10 de altura, som surround 5.1 distribuídos em 17 caixas, passarela em carpete vermelho, 450 cadeiras com apoio de braço e iluminação cênica para valorizar o ambiente. “Como em quase todos os municípios por onde o Cine Família na Praça circulará não há salas de cinema, podemos encontrar pessoas que não têm costume de frequentar ou até mesmo que nunca foram ao cinema e isto é muito gratificante”, disse.

O destaque desta edição fica com o desenho animado “Festa no Céu” (95 min) – veja foto abaixo; uma história de amor emocionante, ainda inédito na TV aberta e por assinatura. O filme é cheio de cores, detalhes da cidade e personagens inusitados, como Catrina e Joaquim, que têm como dubladores os atores Marisa Orth e Thiago Lacerda, respectivamente.

06.05.15 - Festa no Céu - Cine Família na Praça - Algar Telecom - Foto Divulgação para o blog do Fernando Prado 1

Curtas-metragens

Na abertura, que tem 20 minutos de duração, serão exibidos dois curtas-metragens: o primeiro será “Dois Pedros, um sonho e uma viola”, que em quatro minutos conta uma história inspiradora de como a música transformou a vida de Pedro, e de como por meio dela, ele transformou a vida de centenas de crianças!

Logo depois o público de cada cidade assistirá a um filme diferente.Conforme Marcus Tulius, diretor de programação do evento, “a exibição dessas histórias é muito importante, pois nos aproxima ainda mais da comunidade”.

Confira abaixo os curtas-metragens que serão exibidos em cada localidade: 

Nova Serrana

Maria de Tangará: uma matriarca da região do Centro-oeste que viveu no final do século XVIII e que é lembrada até hoje por suas atitudes.

Patrocínio

Dicionário Vernacular de Areado: apresenta a diversidade de palavras da região, além de gírias e outras expressões de linguagem que não estão presentes nos dicionários tradicionais, palavras engraçadas com significados diversos genuínos do local.

Monte Carmelo

A tradição do barro em Monte Carmelo: a cidade de Monte Carmelo é referência no setor da cerâmica e já foi uma das maiores produtoras de telha no Brasil. Essa tradição ajudou no desenvolvimento e modernização da sociedade carmelitana em especial na segunda metade do século XX.

Ituiutaba

Lenda do Corpo Seco: conta a história de uma mãe que teria profetizado que teria  profetizado que nem a própria terra acolheria seu filho rebelde.

Iturama

Família Kaiana: conta a história da família do Seu João que teve contato com seres de outros planetas.

Frutal

Marujadas: o grupo de Marujos de Frutal apresenta suas características com a prática ritual de louvor a Nossa Senhora do Rosário e o cantar dos lamentos do período da escravidão, além disso, integrantes do grupo apresentam sinais que os diferenciam dos congadeiros e maçambiqueiros.

PROGRAMAÇÃO

Cine Família na Praça tem programação gratuita e livre para todos os públicos. As exibições acontecem sempre às 20h, com previsão para encerramento às 22h

O evento será realizado pela Moinho Cultural, que neste ano completa 10 anos de fundação, e conta ainda com o apoio das Prefeituras Municipais de Frutal, Ituiutaba, Iturama, Monte Carmelo, Nova Serrana e Patrocínio.

Para acompanhar toda a programação, bem como obter mais informações como datas, horários e curiosidades, os interessados podem acessar o site e também acompanhar a página do projeto no Facebook.

Categorias: Leia Também

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.